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3 dicas para produzir conteúdos de qualidade

Conteúdo

Criar um conteúdo do zero, que seja criativo, dinâmico, inovador e, principalmente, que responda às dúvidas de quem o encontrou ou o procurou, pode não ser uma tarefa tão simples.

Mesmo existindo alguns modelos como exemplo, a maior dificuldade encontrada pelos produtores é: como não fazer mais do mesmo? É aí que muita gente se enrola.

Mesmo sendo especialista em determinado assunto não significa que o conteúdo produzido por determinado profissional será bom de fato. O importante não é somente ter o domínio do tema, mas dominar as táticas para criar materiais que sejam claros, objetivos e atrativos.

E existe um conjunto de alternativas que podem ajudar o produtor do conteúdo a alcançar o sucesso com o seu projeto. Se você está em busca de dicas para começar a produzir conteúdos de qualidade, neste artigo selecionamos algumas para você.

Boa leitura!

Planeje, analise e estruture

Assim como em qualquer projeto, o primeiro passo a ser dado é o de organização. Neste caso, o mais importante é que você tenha em mente qual é o seu objetivo com a produção de conteúdo.

Assim, você saberá como planejar corretamente a sua rotina de produção, além de também ter uma visão mais clara sobre quantidade, temas, formatos etc.

Leve em consideração a sua expertise e analise o que você pode melhorar para alcançar ainda mais pessoas com os seus conteúdos. Desta forma, você poderá estruturar um cronograma de conteúdos para serem postados na mídia escolhida, seja ela um blog pessoal ou comercial, seja alguma rede social.

É nesta etapa que você vai tirar a ideia da mente e passar para o papel. Colocando tudo na ponta do lápis, desde a sua meta com os conteúdos até a quantidade de produção mensalmente, por exemplo, você conseguirá ver a obra por completo para já começar a colocar a mão na massa.

Se organize e seja honesto com a sua rotina para que a produção não entre em desfalque.

Pesquise, reúna dados e seja referência

Um feedback positivo que serve de motivação para qualquer pessoa é ser referência em determinado assunto. Já pensou nisso? Em ser referência do tema escolhido para as suas produções?

Muitas empresas se especializam ou buscam colaboradores capacitados para a produção de conteúdos relevantes sobre as suas áreas de atuação, pois elas sabem que o mercado gira em torno da informação.

Por isso, antes de começar a colocar as suas ideias no papel, pesquise muito. Leia o que outras pessoas do mesmo segmento que o seu estão falando, reúna dados e produza baseado em fatos e informações oficiais.

O seu canal de conteúdo pode ser referência para alguém que pesquisa o seu tema. Por isso, é mais do que importante passar informações relevantes, atuais e concisas.

Seja claro e simples

Independente de qual for o tema escolhido, por mais burocrático que seja, a comunicação precisa ser o mais simples possível para que qualquer pessoa seja capaz de entender o que você quer dizer.

Por isso, evite termos robustos ou palavras em outros idiomas sem explicação de seu significado. É importante que você crie uma sensação de segurança e conforto ao se comunicar para que as pessoas que terão contato com a sua produção consigam captar a sua mensagem.

Uma forma de fazer isso é ser o mais didático possível, explicando cada ponto de forma completa, sem pontas soltas.

Use tópicos, gráficos ou qualquer outro elemento que venha turbinar o seu conteúdo, claro, de forma equilibrada para que faça parte do conjunto: comunicar, explicar ou transmitir a sua ideia.

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