6 Dicas de como utilizar o whatsapp no atendimento ao cliente

6 Dicas de como utilizar o whatsapp no atendimento ao cliente
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Ao longo dos anos uma das maiores reclamações de comunicação entre as empresas e os clientes eram os canais de atendimento.

Por vezes os clientes tentavam falar com as empresas e levavam horas de espera e até mesmo chegavam a não resolver o problema, por dificuldade na comunicação.

Hoje em dia o whatsapp é conhecido como principal meio de comunicação aqui no Brasil e ele pode sim ser utilizado ao seu favor e a favor da sua empresa quando o assunto é canal de atendimento.

Whatsapp é um aplicativo gratuito, fácil de ser acessado e fácil de manter conversas, facilitando desta forma a criação de um canal de comunicação para as empresas.

No nosso texto de hoje falaremos um pouco sobre algumas dicas de como utilizar o whatsapp da empresa como um canal de comunicação e atendimento.

Se você gostou do texto de hoje quer saber um pouco mais sobre, continue lendo e se possível aplique as nossas dicas no seu dia a dia.

Boa leitura!

Utilização do whatsapp para empresas

Whatsapp Business

Existe uma versão do aplicativo chamada whatsapp Business, é o whatsapp para empresas e pode ser utilizado pela sua empresa especificamente por conter uma série de ferramentas que ajudarão bastante na comunicação.

Podemos citar como uma dessas ferramentas o perfil da empresa no whatsapp, é possível adicionar foto, endereço, mapa e até mesmo o horário de funcionamento que a empresa tem.

Além do que foi citado acima essa versão do aplicativo conta com algumas ferramentas como alguns tipos de respostas automáticas e algumas tags para categorizar os clientes, fazendo com que você consiga organizar seus contatos de uma melhor forma.

Número exclusivo

Para que você consiga utilizar o whatsapp da melhor forma tenha um número exclusivo da empresa, tente não misturar o seu whatsapp pessoal com whatsapp negócio.

Busque um chip exclusivo, pois desta forma você irá conseguir configurar o aplicativo com este número, fazendo com que ligações, mensagens e o próprio aplicativo seja registrado neste.

Isso dá ao cliente a cara de um negócio mais sério e organizado, além de mostrar o comprometimento da empresa com atendimento do cliente.

Whatsapp web

Muitas vezes em uma empresa não é possível estar com o celular o tempo inteiro mesmo que esse celular e esse número sejam pertencentes a própria empresa.

Por esse motivo uma boa dica é a utilização do whatsapp para computador, este pode ser instalado no Windows fazendo com que as mesmas mensagens que chegam no celular cheguem no desktop do seu computador.

Você pode ainda configurar para receber a prévia das mensagens enquanto faz outras atividades, fazendo com que você veja o que o cliente fala antes de abrir a mensagem e também veja o momento exato que o cliente falou evitando que a mensagem não seja respondida.

Horário de atendimento

Assim como falamos acima no whatsapp empresa é possível que você exponha o seu horário de atendimento.

Então você deve falar ao cliente sobre o horário de atendimento e o horário de respostas de forma clara e gentil.

Pois desta forma você evita frustrações e expectativas do cliente e ainda fornece o bom atendimento.

 Conscientize a sua equipe

Parece muito fácil falar para a equipe que o novo canal de atendimento da empresa é pelo whatsapp, pois no século 21 este aplicativo tem sido o maior meio de comunicação entre as pessoas.

Mas para que não haja mal-entendidos, treine a sua equipe em relação ao novo canal de atendimento, mostre como funciona o whatsapp Business e mostre também como funciona o whatsapp Web.

Além de tudo, conscientize as equipes sobre a forma que serão tratados os clientes, sendo a linguagem formal ou informal ou até mesmo ofertando um canal de atendimento automático.

Respostas automáticas

Assim como falamos acima é possível utilizar as respostas automáticas no perfil de whatsapp Business e sim as mensagens automáticas são uma boa ideia para os escritórios.

Existem ocasiões como finais de semana ou horários de almoço em que não é possível responder as dúvidas dos clientes, para que o cliente não saia sem nenhuma informação você pode configurar respostas automáticas.

Você pode utilizar uma saudação logo em seguida uma mensagem que informe a ausência e o motivo da ausência e algumas informações sobre o horário da volta ou dia da volta do atendimento.

Isso faz com que o cliente entenda o que está acontecendo em relação a empresa, então a chance de ele desistir do atendimento é menor.

Conclusão

No nosso texto de hoje nós conversamos um pouco sobre a utilização do whatsapp enquanto o canal de atendimento.

Assim podemos mostrar a utilização do whatsapp é importante nesse âmbito, pois é uma forma de comunicação bastante rápida e simples, além disso esse aplicativo está na vida de todas as pessoas nos dias em que vivemos.

Gostou do nosso tema de hoje? Quer saber um pouco mais sobre? Continue lendo os nossos textos! Até a próxima!

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