Vivemos em um tempo tecnológico. Empresas que não se adaptaram às transformações que tanto a tecnologia e a internet no geral trouxeram, pereceram com o tempo. E empresas que ainda hoje resistem as mudanças, estão condenadas. E muito dessa mudança tem a ver com a forma que se faz marketing hoje em dia.
Há 30 anos o marketing era algo quase inacessível, reservado às grandes empresas que possuíam um departamento exclusivo para isso.
E no geral esse marketing mais tradicional era feito por meio de:
- compra de tempo televisivo;
- anúncios radiofônicos;
- distribuição de panfleto;
- locação de outdoors;
Entre outros métodos. Era algo que exigia bastante de dinheiro.
Hoje em dia, no entanto, a tecnologia facilitou a vida de todos. E se antigamente a área contábil praticamente nem faziam marketing, hoje isso se tornou fundamental.
E é por isso que preparamos este artigo com 5 dicas de marketing digital específicas para escritórios de contabilidade.
1. Descubra seu público-alvo e construa uma persona
Para que uma estratégia de marketing contábil funcione bem, antes de mais nada é necessário saber qual é o seu público-alvo e depois construir uma persona, para otimizar o processo de criação de conteúdo.
Clique neste link para entender como construir um persona.
O público-alvo pode ser definido desde informações pessoais como idade, sexo, altura, bens de consumo preferidos, locais que frequenta, profissão que exerce, entre outros, isso no caso da pessoa física.
Se estamos falando de pessoas jurídicas, também podemos tratar a respeito do ramo de atuação desta, se é uma empresa de um segmento mais tradicional ou se é uma empresa mais moderna, como uma Start-up.
A localização também é um fator de segmentação bem importante, visto que existem questões relacionadas às prefeituras que não são unificadas de município para município, e isso pode acabar complicando a vida do contador.
Outro detalhe a ser observado é o quanto a empresa fatura por ano. Isso é importante para saber em qual classificação tributária a empresa se encontra, se é uma empresa do simples nacional, lucro presumido ou lucro real.
Essas questões todas são importantes porque dificilmente um escritório contábil vai ser capaz de atender todos os ramos de negócio, e nesse caso a especialização é a melhor forma de atuar nesse meio.
Depois que você definiu mais ou menos o seu público-alvo, é hora de partir para construção da persona.
2. Crie perfis nas principais redes sociais e interaja bastante
Geralmente a impressão que as pessoas têm de um escritório de contabilidade é a de um lugar austero, sério e no geral, chato. As redes sociais, no entanto, chegaram para mudar um pouco essa percepção preconceituosa que o público tem.
Não que o contador ou o escritório contábil não deva continuar exalando um ar de seriedade. A questão não é essa. Mas com a ajuda das redes sociais, fica muito mais fácil entrar em contato com as pessoas, com uma possível clientela que jamais chegaria até você se você não estiver presente no instagram ou no facebook.
E a grande questão aqui é: em uma rede social, você não vai querer transmitir a sensação de que você é uma empresa fria e distante. Pelo contrário, a atitude que você vai querer passar é a de que você é uma empresa amigável e antenada, disposta a sempre ajudar.
Para fazer isso, por outro lado, não basta apenas ter um perfil criado, é necessário alimentá-lo com frequência, com postagens bonitas e que dialogam com os valores da sua empresa e seus serviços, sempre prezando por uma estratégia de imagem bem definida e coesa.
A pior coisa que uma empresa pode fazer é criar um perfil em uma rede social e abandoná-lo: não faça isso.
3. Crie um site bonito, responsivo e adequado para escritórios contábeis
Todo negócio deveria pensar em ter o seu próprio endereço online e, no caso da área de contabilidade, isso não deveria nem ser uma dúvida e sim uma obrigação. Invista na criação de um site para a sua empresa contábil que contenha as seguintes características:
- A soluções que você entrega a quem procurar por você;
- Conteúdo relevante no formato de um blog;
- Imagens, vídeos, infográficos;
- Informações sobre abertura de empresas;
- Ferramenta de contato via WhatsApp web;
- Que consiga se adaptar a tela dos celulares;
- Materiais complementares tais como ebooks, planilhas;
- Página de contato.
4. Crie um blog e o mantenha atualizado
Na dica anterior dissemos que o site de um escritório contábil precisa ter um blog com conteúdo relevante. Agora vamos elaborar um pouco mais sobre isso nesta dica.
O blog é a principal ferramenta utilizada em uma estratégia de marketing digital, a função dele será a de atrair possíveis clientes até você. E ele faz isso porque o conteúdo que você irá postar no seu blog será em primeiro lugar um conteúdo gratuito, que pode ser consultado por qualquer pessoa. E em segundo lugar um conteúdo útil.
Define-se conteúdo útil como alguma dúvida ou problema que uma pessoa comum tenha no seu dia-a-dia e que pode estar relacionado aos serviços ou produtos de uma empresa.
Um exemplo prático:
- Você está procurando uma receita de bolo. Você coloca no google “receita de bolo” e você encontra vários resultados interessantes. Ao clicar no primeiro resultado você cai no blog do Pão de Açúcar.
- Nesse momento você se pergunta: “Por que o pão de açúcar colocaria uma receita de bolo no blog deles?”
- Resposta: no Pão de Açúcar você pode comprar todos os ingredientes necessários para fazer esse bolo.
- Conclusão : as chances de você se lembrar do Pão de Açúcar quando você comprar os ingredientes do bolo que você viu na receita são grandes, pois afinal de contas, eles ajudaram você a resolver um problema, e esse vínculo emocional foi criado entre vocês.
Funciona da mesma forma com a contabilidade, ou qualquer outro ramo de serviços.
5. Não venda serviços contábeis, venda soluções para seus clientes
E por fim, mas não menos importante, o que o contador precisa entender é que, no século XXI as pessoas já não estão mais atrás apenas de produtos ou serviços, as pessoas querem passar por experiências transformadoras.
A contabilidade contemporânea não vende serviços contábeis, ela vende soluções empresariais para ajudar a alavancar o potencial de seus clientes, sejam eles pessoas jurídicas ou físicas.
Isso talvez possa até parecer uma forma de dizer a mesma coisa com outras palavras, mas na realidade o significado é bem diferente mesmo. Se você vende soluções, então você se importa de verdade com o que cliente pensa do seu serviço ou produto. E essa é uma atitude que a maioria esmagadora das empresas, ainda mais as pequenas, não tem.
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