Hoje em dia existem muitos detalhes com o qual os empresários precisam se preocupar na hora de fazer propaganda do seu próprio negócio. Isso não é diferente para os contadores. Pelo contrário, a contabilidade sempre teve fama de não ser uma área muito amigável, então saber como contornar essa visão preconceituosa pode ser muito útil e lucrativo.
E existem muitas formas de fazer isso usando o marketing com as redes sociais, blog, youtube e claro, um site. E é justamente sobre o site que nós iremos conversar neste artigo. Mas não sobre a sua importância, que você pode ler neste outro artigo que nós escrevemos, mas sim sobre as suas cores.
Sim, isso mesmo. As cores possuem um papel fundamental no momento de atrair e reter clientes. Vamos falar um pouco sobre elas.
A teoria das cores
Antes de qualquer coisa, vamos falar um pouco sobre a teoria das cores. Essa teoria postula que toda cor tem um significado. Ela estuda como as cores são interpretadas no nosso cérebro e a sua utilização em peças visuais.
Cada cor que nós vemos transmite uma sensação diferente de forma subconsciente. E é por isso que saber como utilizá-las pode te dar uma vantagem bem grande sobre a concorrência.
Um fato curioso sobre as cores é que elas não existem de forma tangível no mundo. Elas são apenas faixas de ondas que são possíveis de serem observadas pelo olho humano. E é o seu cumprimento que determina aquilo que entendemos como azul, vermelho, verde…
Portanto, as cores são apenas as sensações para o olho.
O estudo sobre as cores, por sua vez, é algo que já vem de milênios. Uma das pessoas mais antigas a versar sobre o assunto foi o Aristóteles.
Mas foi apenas com a contribuição de Isaac Newton ao descobrir que um prisma podia dividir um feixe de luz em sete cores, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta que esse estudo começou a ganhar mais força.
O significado das cores
Agora vamos falar sobre o significado das cores e como você poderia aplicá-las no seu site contábil.
Vermelho
O vermelho remete a emoções primitivas, muito associado com raiva e agressividade. Por outro lado, o vermelho também é uma cor que consegue gerar a sensação de fome. Por isso ele é tão utilizado em redes de fast food e restaurantes em geral.
Mas mesmo fora do contexto alimentício, o vermelho é uma cor que chama atenção, causando um sentimento de urgência em quem o observa. Se usado corretamente pode ser muito poderoso para transformar clientes comuns em clientes fiéis.
Não obstante, não vemos o vermelho com muita frequência em sites contábeis. Se você quiser se aproveitar de seus benefícios, tenha bastante cuidado para fazer isso no lugar certo do seu site.
Laranja
O laranja, tal como o vermelho, também desperta a sensação de fome e justamente por isso é bastante utilizado pela indústria alimentícia. Mas não apenas isso, o laranja também irradia a sensação de ambição.
Essa cor é pouco utilizada por escritórios de contabilidade, mas o seu uso pode ser bastante providencial. Ainda mais se misturado com outras tonalidades como o azul e o branco. Alguns sites contábeis já sacaram isso.
Outra sensação que o laranja passa é de energia, o que pode ser bastante acertado se o seu negócio tiver uma faceta mais dinâmica.
Amarelo
Alegria e diversão é a melhor forma de resumir o amarelo. E assim como o vermelho e o laranja, esta cor faz parte da trindade do ramo alimentício. Grandes redes de fast vivem misturando o amarelo e o vermelho para associar a sensação de fome com o sentimento de satisfação e alegria.
Em um site contábil o amarelo também pode ser usado com certa moderação para conseguir desassociar a imagem de austeridade que a contabilidade carrega. Mas não exagere, amarelo demais incomoda a vista de qualquer um.
Verde
O verde é a cor da natureza. E é uma cor onipresente em empreendimentos relacionados a ecologia e produtos e serviços naturais.
Contudo, o aspecto agradável e calmante do verde aos olhos faz com que ele seja aplicável a qualquer ramo, mesmo contabilidade. Você poderia, por exemplo, passar o sentimento de que o seu escritório contábil é ecologicamente correto, e o verde ajudaria nisso.
Outras sensações com as quais o verde está associado são:
- Harmonia;
- Relaxamento;
- Segurança;
- Honestidade.
Azul
O azul, por sua vez, transmite as sensações de paz e confiança. Paz, porque afinal de contas, pensamos em um céu azul, em um rio límpido ou no oceano calmo e sem fim.
Confiança, muito provavelmente por ser a cor mais utilizada na internet.
E se tem uma sensação que qualquer contador gostaria de transmitir aos seus clientes é confiança. Não obstante, o azul também é uma das cores mais utilizadas em sites contábeis.
O único ramo que não se beneficia do azul é o da indústria alimentícia, pois o azul tem o poder de diminuir o apetite.
Roxo
O roxo é uma cor forte que passa a sensação de poder e riqueza. Sua maior aplicabilidade seria em lojas online e e-commerce. Uma cor muito eficiente para se vender produtos ou serviços mais caros, por exemplo. E isso acontece pois muito frequentemente o roxo também é associado a nobreza e a realeza.
Em um site contábil o roxo poderia ser usado para vender produtos ou cursos relacionados a empresa.
Branco
O branco representa a paz. Mas não apenas paz, também podemos associá-lo a:
- pureza;
- integridade;
- clareza;
- calma.
O céu azul, mas as nuvens são brancas, não é?
O branco também é uma das mais utilizadas na internet pelo fato de que ele pode combinar com qualquer outra cor. Em um site contábil ela pode ser bastante útil também, ainda mais em combinação com o azul.
A cor da contabilidade
Agora que você já entendeu o que algumas cores significam e quais as suas principais aplicabilidades, tudo que você precisa fazer é se decidir por quais serão mais proveitosas para o seu site contábil.
Não podemos deixar de recomendar o azul e o branco como cores primárias, por ser uma combinação que não só transmite confiança, mas como também é capaz de acalmar a pessoa que estiver vendo o site. E calma e confiança são duas sensações que você certamente vai querer que o seu cliente sinta.
Afinal de contas, a contabilidade existe para ajudar as empresas e não para causar preocupações, não é? Pense nisso e escolha as cores do seu site contábil que melhor podem otimizar o seu negócio!
Por fim, fala pra gente! O que você achou desse assunto? Bem interessante, não é? Se você gostou mesmo compartilhe com os amigos e continue acompanhando o nosso blog!