Olá! Está pensando em elaborar um site contábil? Ou talvez você queira contratar alguém, mas antes quer ter certeza de que sabem o que estão fazendo? A Ondatta agradece a sua presença! Esta publicação é para você, pois nela apresentaremos os mandamentos para elaborar um site contábil de sucesso. Esperamos que goste do que escrevemos. Confira o sumário:
- Reforce sua marca;
- Invista em um excelente design;
- Princípios de design;
- Proximidade;
- Alinhamento;
- Repetição;
- Contraste;
- Minimalismo;
- Princípios de design;
- Dicas extras;
- E contrate um profissional.
Vamos à leitura?
Ao elaborar um site contábil, comece do começo
Um problema comum em qualquer ação de Marketing, Comunicação e/ou Publicidade (e até de outras áreas de uma empresa) é esquecer que todas elas derivam de um princípio comum.
Uma marca.
Toda empresa (e até instituições, profissionais, pessoas públicas, times, projetos, políticos, lugares e por aí vai) possui ou deveria possuir uma marca. Mas o que é isso?
Sim, é um nome, e também um símbolo. Mas vai muito além disso. Uma marca é um conjunto de valores, objetivos, produtos, serviços, das pessoas que trabalham por ela e a consomem, das opiniões, do seu valor de mercado. Enfim, de todo patrimônio material e imaterial que a cerca.
E tudo isso, num cenário ideal, se reflete no nome e símbolo dessa marca. Através do design: no significado, nas cores, na tipografia (um tipo de letra), nos elementos etc. Cada um desses elementos contribui para construir uma marca, valor e público-alvo únicos.
Assim como ela deve ser construída metodicamente, todas as ações que derivam dela, inclusive o site, também devem. O site contábil do seu escritório deve refletir a sua marca.
O que nos leva ao próximo tópico.
Invista em um site contábil com um excelente design
Mas como fazer um excelente design?
Para um site contábil de sucesso, siga princípios de design
Alguns autores defendem que o design – ou seja, a atividade de desenhar, planejar imagens e outros produtos visuais – tem princípios. Separamos quatro deles.
Proximidade
Já reparou que, normalmente, seja em sites, seja em folhetos publicitários, as informações parecem estar separadas em blocos? Observe esse post, por exemplo. Por que você sabe que esse parágrafo tem a ver com o tema proximidade? Não é só porque ele veio logo depois dessa mesma palavra, mas também porque o título e o texto estão próximos, o que estabelece uma relação.
Se, ao contrário, eles estivessem longe demais, isso poderia até te passar a impressão ou dificultar o entendimento de que uma coisa tem a ver com a outra.
Alinhamento
Outro princípio que reforça a questão da relação e trabalha em conjunto para a construção de uma bela estética. Repare que, por conta da nossa cultura e outros fatores, temos um padrão de leitura. Isso pode variar de lugar para lugar, a exemplo do Japão. Mas, aqui, lemos de cima para baixo, da esquerda para a direita.
Isso quer dizer que, em um texto técnico como esse, manter um alinhamento reto entre os diversos blocos à esquerda provavelmente é a melhor ideia. Centralizá-los, por outro lado, poderia dificultar esse processo e/ou passar a ideia que se trata de um texto mais lúdico do que realmente é.
Outro ponto importante é que elementos sem padrão nenhum de alinhamento podem causar desconforto, demonstrar falta de profissionalismo, dificultar a leitura etc. Em alguns casos, até chamar atenção ou causar outras reações – mas aí esse desalinhamento é de propósito e com finalidade.
Repetição
Exatamente como falamos no primeiro tópico do texto, um dos princípios mais importantes não só do design, mas da comunicação, no geral, é a repetição. No site, bem como em todos os seus outros materiais, repita os elementos da sua marca. Uma cor, uma tipografia, um elemento específico (como um símbolo bonito que você usou uma vez e deu certo), a linguagem etc.
Essa repetição, com o tempo, vai aumentar as chances da sua marca serem reconhecidas mesmo que seu nome e símbolo não estejam lá. Um bom exemplo disso é a cor: algumas marcas são tão fortes que, só de se ver uma cor, pode ser que você associe a elas àquela situação.
Contraste
Repare: com raras exceções, nosso site é construído com grandes blocos de texto em cores escuras sobre fundos claros. Isso só varia, por exemplo, em situações como a nossa página inicial, onde alguns blocos invertem essa lógica quando você passa o mouse por cima delas.
E eles são um bom exemplo de como o contraste ajuda a chamar atenção! O contraste é quando você cria essa relação de oposição entre os elementos. Claro e escuro, grande e pequeno, rápido e lento. Isso chama atenção, é interessante, bonito e, em alguns casos, até ajuda as coisas a funcionarem melhor.
Como assim? Longos blocos de texto escuro sobre fundo claro. Repare como, em situações contrárias (texto claro, fundo escuro) em que você faz leituras prolongadas, suas vistas são forçadas e ficam manchadas.
Minimalismo para um site contábil de sucesso
Uma das coisas mais atuais é o minimalismo. Infelizmente, hoje temos tanta informação disponível que se tornou quase impossível dar nossa atenção para tudo que importa. De maneira que temos que economizá-la. Assim, em resposta, estamos reduzindo tudo para apenas o essencial, sempre que possível. Não faça diferente com seu site: coloque nele apenas o necessário.
Com bastante espaço em branco para descansar as vistas.
Atenção para isso
Infelizmente, o espaço é curto demais para detalharmos tudo que é preciso para um site contábil de sucesso. Então vamos resumir mais algumas coisas:
- Registre seu domínio;
- Contrate uma hospedagem;
- Crie uma hierarquia de páginas;
- Aplique técnicas de otimização dos mecanismos de busca sobre os textos, imagens e outros elementos visuais;
- Certifique-se de que, principalmente as páginas de vendas, o site está otimizado para conversão;
- Dentre outras.
Contrate um profissional
Pois é, elaborar um site contábil de sucesso não é fácil, viu? São muitas etapas, muitos detalhes e muito espaço onde erros são um risco provável se não manejado por especialistas. Quer garantir que seu projeto vai dar certo? Contrate um profissional que já possui ampla experiência no que você precisa. Aproveitamos para te ofertar nossos serviços.
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E se ainda não for o caso, visite nosso blog para se inteirar sobre assuntos afins.
Para encerrar, uma breve despedida: obrigado novamente e esperamos que tenha gostado. Até a próxima!