Warning: Increment on type bool has no effect, this will change in the next major version of PHP in /home/ondatta/www/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php on line 680

A importância de um site para o marketing contábil

Conteúdo

O marketing digital vem ganhando cada vez mais espaço. Assim, independente da área de atuação, as empresas estão percebendo a importância de ter uma presença online e de usar as ferramentas desse modelo para vender os seus serviços. Com a contabilidade isso não foi diferente.

Mas, além de ter uma conta nas redes sociais, as empresas do ramo também precisam compreender a importância de um site para as suas estratégias de marketing contábil. Embora as redes sejam ambientes favoráveis para a aproximação com o público, o site servirá como espaço para um conteúdo mais extenso e detalhado a respeito dos serviços oferecidos.

Ao longo do artigo, mais detalhes sobre o marketing contábil e a importância de um site para as empresas deste setor serão explicados. Portanto, continue a leitura para saber mais a respeito.

O que é o marketing contábil?

Em linhas gerais, o marketing contábil pode ser descrito como o conjunto de estratégias usadas na divulgação de uma empresa de contabilidade. O seu principal objetivo é conseguir ampliar o campo de atuação do escritório, captando mais clientes e, consequentemente, aumentando a receita.

O caminho para conseguir realizar esses objetivos no ambiente digital, onde boa parte do marketing contábil acontece na atualidade, é a construção de autoridade. Mas para chegar a esse ponto primeiramente a empresa precisa se conectar com o público.

Portanto, a conquista da autoridade passa por questões como a criação de conteúdo e a comunicação. Desse modo, o escritório de contabilidade precisa ter uma parte criativa, voltada para construir uma identidade visual que se conecte com os potenciais clientes, despertando os seus sentidos através de técnicas com o visual merchandising.

Para isso, o marketing contábil recorre a elementos como cores, imagens e uma linguagem mais informal e próxima do público, dando a impressão de que ele é capaz de compreender o que a empresa deseja comunicar.

Através disso, os clientes realmente absorvem o conteúdo entregue e entendem os motivos pelos quais deveriam usar os serviços de uma empresa de contabilidade.

A importância de um site para a estratégia de marketing contábil

Para conseguir se conectar com o público e tornar as estratégias de marketing contábil efetivas, primeiramente, a empresa precisa se tornar visível. Embora as redes sociais sejam excelentes ferramentas para conseguir essa visibilidade, atualmente elas são voltadas para conteúdos rápidos.

A título de ilustração, é possível destacar as recentes mudanças no Instagram. De acordo com o CEO da plataforma, a rede não mais será voltada para imagens e legendas, como foi até 2021. Gradativamente, o formato prioritário será o de vídeos, especialmente os Reels, cuja duração máxima é de 60 segundos.

Portanto, os conteúdos compartilhados por uma empresa nas redes sociais precisam ser mais breves, o que não abre espaço para aprofundamento sobre serviços contábeis. Logo, muitos escritórios optam por incluir um site na sua estratégia de marketing digital, possibilitando uma abordagem mais assertiva e abrindo espaço para que os seus serviços sejam mais bem apresentados.

Além disso, um site torna a empresa visível para os mecanismos de busca. Empregando as estratégias de marketing contábil corretas, especialmente voltadas para SEO, o negócio tem chance de conseguir um bom volume de visitas diárias e consequentemente uma boa quantidade de clientes.

Porém, como o marketing e os meios digitais não costumam ser familiares para os profissionais da contabilidade, é muito comum que muitos desistam deste processo apenas por não ter o conhecimento necessário para tirar o site da empresa do papel. Mas com as ferramentas corretas é possível ter bons resultados em um tempo relativamente curto.

O que é necessário para construir um site para a estratégia de marketing contábil?

Existem alguns aspectos obrigatórios para um site que transmita profissionalismo e autoridade. Entre eles é possível destacar um domínio próprio, provas sociais, descrição dos serviços prestados e um blog vinculado. A seguir, estes aspectos serão comentados.

Domínio próprio

O domínio é um passo importante para transmitir profissionalismo. Assim, procure sempre optar por um endereço eletrônico com o nome do escritório e cujo final seja .com ou .com.br. Atualmente existem domínios gratuitos, mas muitos clientes tendem a desconfiar da veracidade da página e, portanto, não contratam os serviços.

Uma vez que o site esteja pronto, algumas páginas são obrigatórias na interface. Entre elas destacam-se a Política de Privacidade e os Termos de Uso.

Embora existam alguns modelos prontos na internet, como uma empresa de contabilidade lida com questões financeiras e precisa transmitir segurança, o mais recomendado é contratar um advogado para elaborar o conteúdo.

Descrição dos serviços

A clareza de informações encurta o caminho entre a empresa e o cliente. Portanto, é interessante fornecer informações detalhadas sobre os serviços prestados pelo escritório. Isso deve ser feito em uma linguagem acessível, o que aumenta as possibilidades de contato.

O uso de termos técnicos em excesso afasta o potencial cliente, que não terá certeza se encontrou o que precisava no seu site e, portanto, continuará procurando.

Provas sociais

As provas sociais ajudam na construção de credibilidade. Portanto, além dos links para as redes sociais da empresa, o site também precisa conter depoimentos de pessoas que usaram os serviços e se sentiram satisfeitas com os resultados. Mas nesse ponto é importante lembrar que é necessário pedir a autorização de todas as pessoas cujas palavras forem veiculadas na página.

Blog

Por fim, um blog é uma excelente ferramenta para uma empresa de contabilidade que está construindo um site. Quando aliado a uma boa estratégia de SEO, o formato tem potencial para acabar nas primeiras posições dos mecanismos de busca.

Então, considerando que atualmente boa parte das pessoas usa a internet para fazer pesquisas cotidianas e para pesquisar os serviços que precisa contratar, o blog aumenta a visibilidade do negócio. Além disso, ele é o canal perfeito para que a empresa crie conteúdos mais leves, acessíveis e na linguagem adequada para se comunicar com o seu público ideal.

Assim, o blog é uma excelente ferramenta de captação da atenção. Uma vez que as pessoas gostem dos temas abordados e da abordagem feita, elas se tornam mais propensas a contratar os serviços, tornando o marketing contábil eficiente.

Para mais assuntos na área de contabilidade, continue navegando pelo nosso blog.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Email