Em razão do crescente desenvolvimento da modernidade, percebemos novos hábitos de consumo por parte das pessoas. Em decorrência da tecnologia, que se moderniza a cada ano, os consumidores estão mais propensos a buscar por serviços e produtos mais ágeis, práticos, seguros e otimizados. E nesse quesito, devemos considerar as principais estratégias atuais para conseguir fidelizar novos clientes.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e veja 8 dicas para atrair clientes para o seu escritório contábil.
1. Estude o seu público e entenda suas necessidades
De nada adianta querer atrair mais clientes para o seu escritório de contabilidade, se você não conhece o público a quem será direcionada as estratégias para captação.
Por isso, antes de qualquer planejamento, é necessário entender o seu público, bem como suas dores, necessidades, perspectivas, comportamentos frente a oscilação de preços, e principalmente, suas objeções. Com base na coleta de todos esses dados, fica mais fácil entender o que o seu público deseja e espera de sua contabilidade como benefício.
2. Inspire-se em grandes players do seu mercado
Primeiramente, devemos lembrar que “inspirar” é completamente diferente de “plagiar”! Nesse ponto, estamos ressaltando a questão de analisar como seus grandes concorrentes estão atuando no mercado, a forma em que abordam os clientes, entregam serviços, expandem a marca e conquistam novos clientes.
Todas essas informações serão essenciais para você construir uma estratégia ainda mais robusta de captação, acoplada aos dados obtidos acerca do entendimento do comportamento do seu consumidor.
3. Crie um site ou blog
Entendendo que a internet está cada vez mais presente em nosso dia a dia, também podemos presumir que grande parte de nossos clientes em potencial também estão online com certa frequência! Mediante a isso, é crucial manter uma presença digital, como é o caso da criação de um site, ou blog.
Caso você não saiba, no marketing digital existe uma estratégia que é popularmente conhecida como SEO. Essa técnica faz com que o seu site esteja sempre entre as principais colocações nos motores de busca, como o famoso Google. De forma prática, o SEO dispõe de palavras-chave específicas do seu nicho em sua estrutura digital, e torna a sua marca otimizada para buscadores, ou seja, seu blog fica ranqueável.
E quanto mais perto do buscador seu blog estiver, mais usuários conseguirão avistar a sua marca, e logo, clicar em links que irão direto para conteúdos, páginas institucionais, landing pages, funil de vendas, vídeos promocionais e entre outros relacionados. Contudo, o mais importante é garantir que a sua contabilidade esteja presente na internet.
4. Ofereça uma experiência omnichannel
Em geral, a experiência omnichannel faz o seu escritório de contabilidade ser mais “aberto” ao público. Ou seja, haverão diversas formas das pessoas entrarem em contato com o seu negócio para tirar dúvidas, fechar contratos, propor negócios, e entre outras questões relacionadas. Para essa experiência de contato seja o mais ampla possível, busque divulgar números de WhatsApp, telefone, chat no Facebook, no site institucional, e entre outros.
6. Invista em e-mail marketing
Caso você não saiba, o e-mail marketing é uma forma de trazer o seu público pra perto da sua contabilidade! De forma prática, o e-mail marketing funciona quando um determinado usuário insere seu número de telefone para contato ou e-mail em troca de um e-book gratuito, tutorial, cupom de desconto, oferta, entre outras estratégias de marketing. Quando esses dados são coletados pela empresa, os usuários passam a ser chamados de leads.
Ou seja, pessoas que sua empresa possui um contato e tem a chance de promover a marca através de diversas formas, seja pela assinatura gratuita de uma newsletter semanal, mensagens diárias sobre resultados contábeis que podem interessar o seu público, lançamento de ofertas que podem ser enviadas ao e-mail desses leads, e vários outros tipos de estratégias de e-mail marketing.
O importante é nutrir esses leads e deixá-los engajados com a sua marca.
7. Invista em novas tecnologias
Antes de tudo, ninguém busca uma empresa que ofereça serviços extremamente convencionais. Por esse motivo, invista em tecnologias para otimizar atividades contábeis, ou até mesmo digitalizá-las. Temos visto um tipo de tecnologia que praticamente ascendeu no mercado durante a pandemia: a famosa cloud computing.
Em tradução livre, ela significa computação em nuvem, e tem o poder de fazer com que os colaboradores do seu escritório contábil possam oferecer serviços aos clientes de qualquer lugar do mundo, sem necessariamente estar dentro da empresa.
É o que popularmente chamamos de trabalho remoto. Já que todo o processo é feito em nuvem, a segurança do fluxo de dados se torna ainda maior, o que garante mais assertividade no tratamento de dados sensíveis, tanto de clientes, quanto dos próprios colaboradores.
8. Preste um bom atendimento
Complementando a experiência do omnichannel, é crucial manter um interesse contínuo em resolver as dúvidas de pessoas que entram em contato com seu escritório. Sejam os clientes antigos, novos ou apenas consumidores curiosos, trate-os da melhor maneira possível. As pessoas percebem quando suas demandas são atendidas de maneira valiosa, e quando isso ocorre, acabamos entrando em um ponto extremamente famoso na psicologia, que é o gatilho da “reciprocidade”.
Ao prestar um bom atendimento ao seu cliente, ele sente-se tão grato pelo contato que, de forma inconsciente, prefere comprar imediatamente de você, sem pensar nos demais concorrentes. Além disso, seja sempre transparente em suas conversas, e nunca ofereça serviços que estão além da capacidade da sua contabilidade.
Gostou das dicas? Conforme vimos, o mercado encontra-se em constante mudança, especialmente pelo crescente desenvolvimento tecnológico no mercado, que acaba influenciando diretamente a forma em que as pessoas desejam consumir produtos e serviços.
Por esse motivo, aplique as estratégias citadas acima para promover uma contabilidade mais tecnológica, coerente com a modernidade, e, sobretudo, totalmente atraente para o seu público.
Agora que você já conhece as melhores técnicas para atrair clientes para a sua contabilidade, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas para o crescimento do seu escritório de contabilidade.