O logotipo faz parte da primeira impressão que os clientes terão do seu negócio. Ele vai estar nos seus materiais impressos, nas suas redes sociais e em materiais de propaganda, sendo fundamental para gerar identificação com sua marca e destacar sua empresa entre os concorrentes.
Por isso, ele deve gerar identificação com a sua marca e fazer com que sua empresa se destaque entre os concorrentes. Essa parece ser uma tarefa difícil em um primeiro momento, mas hoje vamos te dar três dicas para criar um logotipo incrível para o seu escritório contábil.
Entenda a diferença
Antes de irmos para a primeira dica, é importante entender a diferença entre logotipo e logomarca. Você já deve ter ouvido falar nesses dois termos, mas apesar de serem bem parecidos, os dois definem objetos diferentes.
Quando pensamos apenas em símbolos gráficos, ou em desenhos e ícones, estamos nos referindo à logomarca, que é a representação da marca graficamente. Porém, quando pensamos na junção da parte escrita com a parte gráfica, temos o logotipo.
Existem empresas que apostam apenas em uma palavra escrita de forma estilizada e conseguem obter grande sucesso, como a Coca-Cola ou a Nike. Só de falar esses nomes, você já deve ter lembrar do logotipo de cada uma delas, não é?
Pesquise
Agora que você já sabe a diferença entre logotipo e logomarca é hora de colocar a mão na massa. Comece pesquisando as tendências e ainda os logos dos seus concorrentes. Assim você terá uma ideia do que usar como referência ou do que você deverá evitar para não se antiquado e nem se comparar a outras empresas do mesmo ramo. Você pode pesquisar em sites especializados como Logo of The Day e Behance para ter ideias.
Pense na sua persona e no conceito
Qual a mensagem que você quer passar com o seu logotipo? O que a sua persona procura em um serviço? Leve essas perguntas em consideração na hora de escolher cores e fonte. Sobre as fontes, pense primeiro na legibilidade e aqui vai uma dica: fontes com serifas são ótimas em logos mais sérios, já as fontes sem serifa trazem um ar de modernidade. Faça um esboço com a junção dos elementos que mais gostou e que se encaixam com a sua empresa, assim o seu logotipo começa a criar forma.
Teste
Agora que já tem uma ideia do que deseja para o seu logotipo, é hora de digitalizar. Programas como Illustrator ou mesmo o CorelDRAW vão te ajudar nessa tarefa. Nesses programas você poderá ajustar o alinhamento das imagens e palavras.
Com seu logotipo pronto e digitalizado, é hora de testar as aplicações. Veja como ficaria no seu cartão de visitas, em contratos etc. Assim você saberá em quais fundos utilizar, se funciona melhor na vertical ou horizontal, entre outros detalhes.
Ao criar um logotipo, considere buscar o auxílio de especialistas para garantir um resultado profissional. Afinal, investir na criação de um logotipo é fundamental para o sucesso de sua empresa. Conheça nosso portfólio e descubra como podemos ajudá-lo nesse processo. Entre em contato com um de nossos atendentes para obter mais informações. E se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir outras dicas em nosso blog.