O marketing digital vem ganhando cada vez mais espaço. Assim, independente da área de atuação, as empresas estão percebendo a importância de ter uma presença online e de usar as ferramentas desse modelo para vender os seus serviços. Com a contabilidade isso não foi diferente.
Mas, além de ter uma conta nas redes sociais, as empresas do ramo também precisam compreender a importância de um site para as suas estratégias de marketing contábil. Embora as redes sejam ambientes favoráveis para a aproximação com o público, o site servirá como espaço para um conteúdo mais extenso e detalhado a respeito dos serviços oferecidos.
Ao longo do artigo, mais detalhes sobre o marketing contábil e a importância de um site para as empresas deste setor serão explicados. Portanto, continue a leitura para saber mais a respeito.
O que é o marketing contábil?
Em linhas gerais, o marketing contábil pode ser descrito como o conjunto de estratégias usadas na divulgação de uma empresa de contabilidade. O seu principal objetivo é conseguir ampliar o campo de atuação do escritório, captando mais clientes e, consequentemente, aumentando a receita.
O caminho para conseguir realizar esses objetivos no ambiente digital, onde boa parte do marketing contábil acontece na atualidade, é a construção de autoridade. Mas para chegar a esse ponto primeiramente a empresa precisa se conectar com o público.
Portanto, a conquista da autoridade passa por questões como a criação de conteúdo e a comunicação. Desse modo, o escritório de contabilidade precisa ter uma parte criativa, voltada para construir uma identidade visual que se conecte com os potenciais clientes, despertando os seus sentidos através de técnicas com o visual merchandising.
Para isso, o marketing contábil recorre a elementos como cores, imagens e uma linguagem mais informal e próxima do público, dando a impressão de que ele é capaz de compreender o que a empresa deseja comunicar.
Através disso, os clientes realmente absorvem o conteúdo entregue e entendem os motivos pelos quais deveriam usar os serviços de uma empresa de contabilidade.
A importância de um site para a estratégia de marketing contábil
Para conseguir se conectar com o público e tornar as estratégias de marketing contábil efetivas, primeiramente, a empresa precisa se tornar visível. Embora as redes sociais sejam excelentes ferramentas para conseguir essa visibilidade, atualmente elas são voltadas para conteúdos rápidos.
A título de ilustração, é possível destacar as recentes mudanças no Instagram. De acordo com o CEO da plataforma, a rede não mais será voltada para imagens e legendas, como foi até 2021. Gradativamente, o formato prioritário será o de vídeos, especialmente os Reels, cuja duração máxima é de 60 segundos.
Portanto, os conteúdos compartilhados por uma empresa nas redes sociais precisam ser mais breves, o que não abre espaço para aprofundamento sobre serviços contábeis. Logo, muitos escritórios optam por incluir um site na sua estratégia de marketing digital, possibilitando uma abordagem mais assertiva e abrindo espaço para que os seus serviços sejam mais bem apresentados.
Além disso, um site torna a empresa visível para os mecanismos de busca. Empregando as estratégias de marketing contábil corretas, especialmente voltadas para SEO, o negócio tem chance de conseguir um bom volume de visitas diárias e consequentemente uma boa quantidade de clientes.
Porém, como o marketing e os meios digitais não costumam ser familiares para os profissionais da contabilidade, é muito comum que muitos desistam deste processo apenas por não ter o conhecimento necessário para tirar o site da empresa do papel. Mas com as ferramentas corretas é possível ter bons resultados em um tempo relativamente curto.
O que é necessário para construir um site para a estratégia de marketing contábil?
Existem alguns aspectos obrigatórios para um site que transmita profissionalismo e autoridade. Entre eles é possível destacar um domínio próprio, provas sociais, descrição dos serviços prestados e um blog vinculado. A seguir, estes aspectos serão comentados.
Domínio próprio
O domínio é um passo importante para transmitir profissionalismo. Assim, procure sempre optar por um endereço eletrônico com o nome do escritório e cujo final seja .com ou .com.br. Atualmente existem domínios gratuitos, mas muitos clientes tendem a desconfiar da veracidade da página e, portanto, não contratam os serviços.
Uma vez que o site esteja pronto, algumas páginas são obrigatórias na interface. Entre elas destacam-se a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Embora existam alguns modelos prontos na internet, como uma empresa de contabilidade lida com questões financeiras e precisa transmitir segurança, o mais recomendado é contratar um advogado para elaborar o conteúdo.
Descrição dos serviços
A clareza de informações encurta o caminho entre a empresa e o cliente. Portanto, é interessante fornecer informações detalhadas sobre os serviços prestados pelo escritório. Isso deve ser feito em uma linguagem acessível, o que aumenta as possibilidades de contato.
O uso de termos técnicos em excesso afasta o potencial cliente, que não terá certeza se encontrou o que precisava no seu site e, portanto, continuará procurando.
Provas sociais
As provas sociais ajudam na construção de credibilidade. Portanto, além dos links para as redes sociais da empresa, o site também precisa conter depoimentos de pessoas que usaram os serviços e se sentiram satisfeitas com os resultados. Mas nesse ponto é importante lembrar que é necessário pedir a autorização de todas as pessoas cujas palavras forem veiculadas na página.
Blog
Por fim, um blog é uma excelente ferramenta para uma empresa de contabilidade que está construindo um site. Quando aliado a uma boa estratégia de SEO, o formato tem potencial para acabar nas primeiras posições dos mecanismos de busca.
Então, considerando que atualmente boa parte das pessoas usa a internet para fazer pesquisas cotidianas e para pesquisar os serviços que precisa contratar, o blog aumenta a visibilidade do negócio. Além disso, ele é o canal perfeito para que a empresa crie conteúdos mais leves, acessíveis e na linguagem adequada para se comunicar com o seu público ideal.
Assim, o blog é uma excelente ferramenta de captação da atenção. Uma vez que as pessoas gostem dos temas abordados e da abordagem feita, elas se tornam mais propensas a contratar os serviços, tornando o marketing contábil eficiente.
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