fbpx
automatização de tarefas na contabilidade

Como a automação de tarefas na Contabilidade pode ajudar seu negócio.

A manipulação da vasta quantidade de documentos fiscais presentes no escritório contábil pode ser facilitada pela automação de tarefas na contabilidade.

A automatização aumenta a rapidez e produtividade. Além disso, possibilita a liberação de membros da equipe para atuar junto aos clientes com menos trabalhos manuais.

No entanto, apesar de simples, na prática muitos escritórios ainda não sabem como proceder em relação a esse assunto.

Para facilitar o dia a dia da sua empresa, venha conferir o material que separamos com algumas dicas para você automatizar a sua rotina.

Comunicação eficiente com os clientes

Para tornar mais ágil o contato com os clientes é preciso investir em melhores formas de comunicação. A automação de tarefas na contabilidade é o primeiro passo.

Não adianta nada os processos modernos na sua empresa se o seu cliente não acompanha a evolução.

É necessário compreender o modo de operação de cada empresa, para assim, adaptar-se a ele, oferecendo alternativas.

Skype ou  Slack podem ser muito úteis para essa finalidade. O importante aqui é estabelecer uma rotina, compartilhamento de informações e respostas com a mesma agilidade.

A ferramenta certa permite solicitar qualquer serviço ao escritório e, também, acompanhar seu andamento sem que isso gere maiores transtornos para sua empresa.

Soluções de envio e recebimento de documentos online

automação de tarefas na contabilidade
automação de tarefas na contabilidade

A busca por softwares que vão ajudar a padronizar a forma de envio e recebimento é uma boa forma de agilizar a automação de tarefas na contabilidade.

Informe as soluções aos seus clientes e ofereça treinamento no uso delas, se necessário. Todo o tempo investido irá retornar em forma de economia no futuro.

Os clientes acostumados, desde o início, a seguir os padrões, além de demonstrarem profissionalismo, facilitam seu trabalho em longo e médio prazo.

Você não pode criar uma forma de envio e recebimento de documentos específica para cada empresa atendida. Crie uma metodologia de trabalho comum a todas as empresas.

Gerência dos processos do seu escritório

O mapeamento dos serviços diários, visualização do tempo gasto, bem como a rotina do seu colaborador são fundamentais para automação de tarefas na contabilidade.

Quando você permite que todos executem as tarefas de qualquer jeito, não é criado uma padronização, cria-se uma dependência da metodologia de trabalho do funcionários.

Por isso que todos os processos devem ser mapeados, assim se um novo colaborador entrar na empresa hoje saberá exatamente os procedimentos a seguir.

A priori, essa técnica consumirá mais do seu tempo, mas será um investimento. Quanto maior for o controle dos processos, maiores as chances de obter eficiência nos quesitos.

Eduque seus clientes

O profissional responsável pela automação de tarefas na contabilidade deve ser visto, também, como educador.

Se você é da contabilidade, é provável que alguns conceitos do marketing pareçam um pouco estranhos para você. Isso é natural, pois foge do seu campo de estudos.

Acontece o mesmo com os seus clientes. O que é obvio para um contador pode nem sequer passar pela cabeça do gestor da empresa que você atende.

Quando o empresário recebe com clareza a informação sobre quais são as opções que ele tem e qual alternativa é a mais interessante, a tendência é que ele aceite a sua opinião. 

É por esse motivo que é preciso ser também um educador. Todavia, isso ocorre somente quando há um diálogo, uma troca de informações, e não uma imposição do tipo “deve ser assim”.

Invista em softwares de gestão contábil

A utilização de software de gestão contábil pode favorecer a automatização de tarefas na contabilidade.

Cada escritório de contabilidade tem uma rotina de trabalho e pode ser produtivo e rentável com o uso de um software de gestão contábil.

Simples e fácil de usar: automatiza rotinas manuais para o gerenciamento dos documentos, integra entre os módulos, rápido no processamento e menu interativo de rápido acesso.

Além disso, é possível gerir esse benefício para os seus clientes, agilizando ainda mais a maneira como são recebidas e trabalhadas as informações contábeis das empresas que você atende.

Ainda pode optar por um software de gestão contábil. Sua aquisição hoje não é mais um luxo ou um diferencial competitivo, é uma necessidade.

Mantenha atenção às novas tecnologias

Inovações em termos de software e tecnologias surgem a todo instante e para sua empresa ser pioneira, é preciso investir na automação de tarefas na contabilidade.

Participar de fóruns de debate, feiras e congressos é extremamente importante para se manter atualizado.

Afinal, ser o primeiro a adotar uma tecnologia pode significar uma série de benefícios.

Por exemplo, os early adopters possuem vantagens na utilização de certas ferramentas, como a possibilidade de influenciar o processo de construção do software.

Conclusão

Agora você sabe como a automatização de tarefas na contabilidade pode melhorar o seu negócio e trazer vantagens competitivas que irão lhe diferenciar da concorrência.

Se você ainda não sabia se valeria a pena ou não, esse é o momento de aderir às novidades tecnológicas que podem facilitar o trabalho de sua equipe.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Assine NOSSA NEWSLETTER

Receba em seu e-mail, as últimas novidades do nosso blog