Como conquistar clientes para a sua contabilidade usando um blog?

Atrair clientes para um negócio não é algo necessariamente simples ou óbvio. Claro que existem muitos fatores que irão ser levados em conta para levar alguém a se interessar por uma determinada empresa e não outra, alguns inclusive até bem arbitrários. Ainda mais se for uma empresa de contabilidade. De qualquer forma, via de regra não existe uma fórmula mágica que vá funcionar com todos os negócios 100% do tempo.

O que existe, todavia, é uma estratégia consistente de estar atraindo novos clientes com frequência e qualificação na maioria das vezes. Algo que pode beneficiar a qualquer tipo de negócio, principalmente escritórios de contabilidade. Estamos falando do uso de um blog!

Seu escritório contábil ainda não tem um blog? Pois então continue lendo este artigo para entender como você poderia atrair novos clientes para seu escritório contábil usando um blog.

Blog pessoal x blog empresarial x blog contábil

Existe uma grande diferença entre um blog pessoal, um blog empresarial e um blog contábil. Enquanto no blog pessoal você utiliza da ferramenta para falar a respeito de qualquer coisa que você tenha vontade, sem utilizar de uma forma ou método comum, ou mesmo sem um objetivo em mente, no blog empresarial você faz o completo oposto.

O principal objetivo de um blog empresarial é atrair e converter clientes para a empresa. Mas isso não significa que todo blog empresarial precisará ser um blog altamente informativo e minucioso. Ou mesmo que o seu conteúdo precisará ser denso.

Pense em um supermercado ou uma cafeteria, por exemplo. O tipo de conteúdo que veríamos em um empreendimento como é esse não precisaria ser altamente específico ou informativo, pelo contrário, bastaria focar em dicas simples para o dia-a-dia.

Podemos pensar por exemplo em dicas de receitas simples, listas sobre alimentos e acompanhamentos para refeições e até mesmo informações turísticas.

Mesmo que o conteúdo seja raso, este tipo de blog não deixa de ser um blog empresarial. O que muda são as necessidades, o público-alvo e o tipo de conteúdo veiculado para atraí-lo.

No entanto, quando falamos de um blog contábil, a coisa muda de figura. O fato de que o escritório contábil é primariamente uma empresa de serviços, faz com que as exigências para o conteúdo sejam maiores.

O objetivo não é mais simplesmente atrair clientes e satisfazer a sua curiosidade ou problema específico, mas sim também fazer com que eles entendam do seu negócio o suficiente para se interessarem pelas suas soluções.

Isso não significa é claro que você não possa postar conteúdo mais leve, mas sim que este conteúdo mais leve deve necessariamente levar o cliente para um conteúdo cada vez mais informativo. Vamos entrar em mais detalhes a seguir.

Estruturando um blog contábil

Não podemos negar que a maioria dos clientes de um escritório contábil não entende absolutamente nada a respeito de contabilidade e, na maioria das vezes também está pouco interessado em fazê-lo.

E eles não são culpados por isso. A realidade é que o Brasil não investe muito em conhecimento para o empreendedor o que significa que não existe um fomento para formar empresários preparados para o mercado.

Tanto que a maioria dos empreendimentos começa de forma desorganizada e pouco estruturada. As pessoas se formam em suas áreas de interesse para aprenderem apenas aquilo que a sua área de atuação exige, e nada especificamente sobre negócios ou como iniciar uma empresa.

E é justamente aí que você, contador, com seu blog contábil pode fazer toda diferença para os empreendedores de primeira viagem ou mesmo aqueles que já tem estrada, mas não se desvincularam de velhos hábitos.

O blog contábil pode começar respondendo a perguntas simples e cotidianas do empresário comum. Perguntas como:

  • Como abro uma empresa?
  • Por que pago tantos impostos?
  • Posso ter empregados não registrados?

E ir aos poucos investindo em um conteúdo cada vez mais específico. Tais como:

  • Como fazer um planejamento tributário?
  • Qual a diferença entre os tipos de empresas?
  • Como a contabilidade gerencial pode ajudar um pequeno empresário?

E assim por diante. Tudo irá depender da sua criatividade e do seu conhecimento. Lembrando que esse aprofundamento de conteúdo tem um objetivo: qualificar os seus potenciais clientes. Não entendeu? Vamos conversar um pouco a respeito disso agora.

Qualifique seus clientes

A qualificação de clientes perpassa um funil de vendas. Ou seja, é uma fórmula que fará com o indivíduo saia da posição de um simples curioso, alguém que está apenas olhando ou que caiu no seu negócio de paraquedas, para alguém que realmente precise da sua solução.

Para fazer essa qualificação você precisa investir em um conteúdo que siga as características que mencionamos no subtítulo anterior, ou seja, precisa ser útil, informativo e ensinar algo a pessoa que estiver lendo.

Você primeiro atrai interessados com uma postagem de blog que seja genérica. Com um conteúdo que pode ser útil para a maioria das pessoas, que possa impactar a vida de várias pessoas diferentes. Isso irá criar uma audiência para o seu blog. Esse é o topo do funil.

Em seguida, aposte em um conteúdo um pouco mais específico, o que por sua vez, irá filtrar aqueles curiosos e deixar apenas as pessoas com potencial para se tornarem seus clientes. Esse é o meio do funil.

Por fim, como última etapa, você pode enfim falar das vantagens do seu negócio, porque a sua solução é a melhor e até mesmo compará-la de forma consciente com outras soluções do mercado. Não ignore a concorrência, supere-a.

Mas lembre-se: não é porque você está falando dos benefícios que as suas soluções contábeis podem oferecer, que isso significa que a postagem do blog pode ter uma qualidade inferior as outras e ser preguiçosa em conteúdo.

Pelo contrário, a qualidade das postagens do seu blog contábil deve se manter consistente o tempo todo.

Seja frequente, contador!

E por último, uma dica universal que serve para qualquer empresa que queira investir em um blog empresarial: poste com frequência. Não adianta nada você ter um blog contábil o qual você só posta conteúdo de vez em quando.

Para a estratégia do blog funcionar, você precisa postar conteúdo com frequência, em um cronograma específico para que a sua audiência sempre saiba quando esperar algo de você e se acostume a te acompanhar. E é apenas com uma audiência fiel que você terá clientes.

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