Se antigamente para fazer propaganda de algo o indivíduo precisava ou investir grandes somas de dinheiro para conseguir uma brecha de 30 segundos em grandes veículos de comunicação como canais de televisão ou estações de rádio, ou apostar em impressos como flyers para sair distribuindo aleatoriamente por aí, sem ter qualquer controle sobre a taxa de sucesso dessas iniciativas, hoje a situação deu um giro de 180º graus.
Nunca na história do marketing o indivíduo teve tanto poder sobre os resultados do investimento empregado. Devemos agradecer a internet por isso. E essa é inclusive uma excelente notícia para a contabilidade.
Por isso contador, continue acompanhando este artigo para descobrir como construir um funil de vendas em seu site contábil, uma técnica de marketing muito eficaz para otimizar as vendas de um negócio.
Definição de funil de vendas
Antes de qualquer coisa, vamos definir o que é um funil de vendas. Não há muito mistério: imagine um funil de verdade e pense qual é a sua função. Afunilar um determinado conteúdo para que ele consiga caber em um espaço menor e mais restrito sem desperdício? Exatamente.
O funil de vendas funciona da mesma forma, porém ele também age como uma espécie de filtro. Não é todo o conteúdo que entra pelo topo do funil que de fato chegará ao recipiente que o funil está tentando preencher. Muita coisa ficará pelo caminho ou será descartada.
E não há nada de errado com isso, é para isso mesmo que serve o funil de vendas: entregar a empresa apenas aquelas pessoas que realmente tem potencial de serem seus clientes ou de adquirirem seus produtos ou serviços.
Essa técnica pode ser especialmente útil para contadores para que eles consigam filtrar exatamente o tipo de cliente que eles querem atender.
E é sempre importante se especializar para conseguir gerar maior autoridade e também qualidade no serviço.
Como iniciar um funil de vendas?
Para iniciar um funil de vendas no seu site contábil a primeira coisa que você irá precisar é de um blog contábil. Essa é a principal e mais barata ferramenta que você pode utilizar. Ela não é a única, claro, mas é certamente a mais acessível.
O blog contábil servirá para postar conteúdo especializado sobre contabilidade e assuntos correlatos como empreendedorismo, economia e etc.
O pulo do gato, no entanto, é que esses conteúdos têm o objetivo de atrair pessoas interessadas e curiosos e aos poucos ir fazendo com que eles se aprofundem cada vez mais, até se tornarem potenciais clientes.
Quanto mais envolvidas as pessoas estiverem com o conteúdo do seu blog, pelo fato de que este conteúdo tem qualidade, mais suscetíveis elas se tornarão a aceitarem sugestionamentos que as façam tornarem-se seus clientes.
Mas de qualquer forma é importante frisar que o conteúdo do seu blog contábil precisa ter qualidade, ok? Ele precisa seguir esses 3 princípios:
- Ter originalidade, nunca ser uma cópia;
- Estar gramaticalmente correto e ser criativo;
- Resolver um problema, ou seja, ser útil.
Quanto maior for a qualidade do conteúdo, mais eficientemente o funil de vendas funcionará.
As etapas do funil
O funil de vendas é dividido em três níveis:
- Topo: no topo do funil está o conteúdo mais genérico. O objetivo desse conteúdo é atrair curiosos e interessados para um novo tema que eles desconheciam ou conheciam muito pouco.
- Meio: No meio do funil vemos um conteúdo um pouco mais especializado e específico, que tem como objetivo qualificar o indivíduo quanto ao seu conhecimento até ele estar pronto para a próxima etapa.
- Fundo: No fundo do funil, por sua vez, está o conteúdo decisório que fará a pessoa se decidir por adquirir o serviço da empresa ou os seus produtos.
Mas talvez ainda não esteja muito claro como essa técnica poderia ser aplicada para um site contábil, não é? Tudo bem, vamos dar alguns exemplos.
Para preencher o topo do funil o seu site contábil pode investir em conteúdos como:
- Você sabe o que é contabilidade?;
- Sua empresa precisa de uma contabilidade?;
- 13 motivos para você terceirizar a contabilidade da sua empresa.
O meio do funil, por sua vez, pode ser preenchido com assuntos assim:
- O que faz a contabilidade gerencial;
- Planejamento tributário: tudo que você precisa saber.
- E-book: tudo que você precisa saber sobre empresas do lucro real
Já o fundo do funil apresentará um conteúdo mais decisório, geralmente falando especificamente sobre as soluções que a sua empresa, no caso, escritório contábil oferece, explicando em detalhes porque ele é a melhor opção, enumerando todos os seus benefícios, mas sempre contextualizando tudo com um texto bem rico e informativo.
Algumas empresas muitas vezes até citam as soluções de concorrentes famosos de forma respeitosa, apenas para mostrar que eles tem o pé no chão e que podem ser confiados.
Outras ferramentas
Nós já mencionamos neste artigo que o blog contábil não é a única opção que contador pode utilizar para criar um funil de vendas em seu site.
Portanto, vamos agora falar brevemente sobre outras ferramentas que podem ser adicionadas para tornar o funil do site contábil ainda mais eficiente, por mais que na prática algumas dessas ferramentas acabem ultrapassando as barreiras do site.
E-books
Muitas vezes os e-books são usados como uma recompensa ao se terminar de ler um artigo. Ele serve para aprofundar o conteúdo e preenche o meio do funil.
Webinários
Os webinários, ou aulas gratuitas, ou até mesmo masterclasses, podem tanto ser utilizados no topo do funil como no meio. Eles não só podem servir para atrair pessoas curiosas, como também para qualificá-las.
Um canal no youtube
O youtube pode ser visto como uma ferramenta fora do site contábil, no entanto, os dois trabalham juntos.
A forma como isso acontece é pelo direcionamento do público do youtube para o seu site com vídeos chamativos e informativos, que podem preencher qualquer etapa do funil.
Fazer vídeos é uma forma muito versátil de criar conteúdo, por mais que seja um pouco mais complicada. Neste artigo aqui explicamos tudo!
Conclusão
A importância que o funil de vendas pode ter para um contador, para um escritório contábil é bastante grande. Principalmente quando levamos em consideração que a área da contabilidade geralmente não é muito bem vista pelas pessoas, que a julgam de forma deturpada.
A verdade é que existe muita desinformação sobre o que é a contabilidade e qual de fato é o seu verdadeiro papel para com as empresas.
Todavia, com a ajuda do marketing e, principalmente de um funil de vendas que aposte na criação de conteúdo relevante, podemos ter esperança que um dia esse preconceito será superado.
Agora nos conte! O que você achou deste artigo? Informativo? Se você tiver gostado, continue acompanhando nosso blog, estamos postando novos conteúdos com frequência!