Como funciona o design thinking na contabilidade?

Conteúdo

Já ouviu falar sobre o design thinking na contabilidade, mas não entendeu muito bem como funciona? Não se preocupe, pois vamos explicar para você alguns pontos importantes sobre esse assunto.

Ficou curioso/a, não é mesmo? Continue acompanhando com atenção esta postagem.

Boa leitura!

Afinal, o que é design thinking na contabilidade? Entenda

De forma geral, o design thinking é um método que auxilia a transformar o estado mental de um indivíduo para entender problemas convencionais de maneira a proporcionar respostas eficientes e criativas.

A sua ação é toda voltada na perspectiva de um profissional sobre o obstáculo que precisa ser encarado, sobre o que é necessário averiguar. Desse modo, dá para testar e desenvolver soluções.

No segmento da contabilidade, a ideia do design thinking surge de um desafio que impacta a grande parte do empreendimento desse setor, que é a maneira como o cliente encara o seu serviço juntamente ao contador.

Assim, nessa área, o design thinking ajuda a aproximar o cliente do profissional contábil, especialmente, na humanização desses relacionamentos e na grande participação do negócio com os resultados contábeis.

O design thinking na contabilidade ajuda na apresentação de relatórios contábeis, por exemplo, visto que passam a ser disponibilizado considerando a estrutura apropriada para cada cliente.

O funcionamento prático do design thinking na contabilidade

Primeiramente, é fundamental compreender que o design thinking deve estar no meio de tudo que o empreendimento realiza.

Usar esse método auxilia a aprimorar qualquer serviço para que os clientes sejam atendidos da melhor forma possível continuamente.

Entenda nos tópicos a seguir como funciona o design thinking na contabilidade através de etapas.

1. É necessário pesquisar

A primeira fase no design thinking contábil na prática é a conversa com o cliente.

Saiba que é fundamental procurar o que eles desejam e aguardam do escritório de contabilidade, definindo quais são as problemáticas que precisam ser solucionadas e as vantagens que a empresa pode proporcionar.

Essa etapa tem o objetivo de prospectar compreensão e empatia. Dessa forma, dá para recorrer ao mapa de empatia, um recurso de pesquisa que possibilita aprofundar no interior do cliente.

2. Avalie a situação

Em seguida, é o momento de analisar as informações. Identificar padrões, por exemplo, pode ajudar a entender as questões em comum que os clientes evidenciaram.

É possível que vários apontamentos sejam parecidos e é recorrente que seja falado sobre a escassez de proatividade da equipe de contadores.

3. Agrupamento de ideias

A terceira fase consiste em gerar ideias que vão solucionar diferentes problemas.

Suponhamos que a pesquisa identificou que o time contábil não era proativo como o esperado, portanto, a tecnologia pode auxiliar a solucionar essa questão, afinal, há softwares que facilitam o cliente de entrar em contato com o contador.

4. Testando

O design thinking na contabilidade ou em qualquer outro setor exige o estágio de testes. Isso significa que há o momento de testar qualquer estratégia e retirar feedback dessas ideias.

Questione o cliente sobre o serviço que está sendo realizado, pergunte o que poderia ser alterado e se gostam do que está sendo realizado.

5. Aplicação do projeto

A última etapa consiste em lançar os serviços desenvolvidos. Busque pensar sobre o que a sua oferta possui, mas que a concorrência ainda não oferece.

Dessa maneira, não deixe de manter o diálogo aberto com as pessoas em todas as fases.

Não para por aí…

Ainda que os processos de design thinking na contabilidade tenham sido concluídos, é necessário dar continuidade ao recebimento de feedback dos clientes. Portanto, não deixe de conversar com frequência para entender como tudo está caminhando.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando as postagens do blog e mantenha-se informado sobre diversos assuntos do universo da contabilidade.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Email