Confira 7 tendências da contabilidade que você precisa estar de olho

Conteúdo

Profissionais de qualquer área do mercado devem se manter em constante atualização com as novidades e tendências da mesma, de modo a se tornarem ainda mais eficientes e competitivos.

E é fato que na contabilidade não seria diferente!

Neste artigo, vamos falar diretamente com os contadores e donos de escritórios de contabilidade, área que também vem enfrentando muitos desafios com a chegada tão abrupta e expressiva da tecnologia.

É fato ainda que algumas dessas tendências já não são novidades tão recentes assim, mas a força com a qual estão se estabelecendo no mercado certamente faz com que mereçam atenção especial nesse momento.

Pensando nisso, trouxemos na sequência as 7 principais tendências da contabilidade que você, profissional dessa área, precisa ficar de olho.

Vamos conferir?

7 tendências da contabilidade que você precisa estar de olho

1. SPED – escrituração digital

O SPED, Sistema Público de Escrituração Digital, é um sistema próprio da Receita que permite que os contribuintes possam cumprir com suas obrigações fiscais no cenário digital, sem obrigatoriedade no preenchimento e entrega de documentos impressos em pontos físicos dos órgãos competentes.

Essa escrituração é feita toda de maneira on-line, por meio da assinatura eletrônica em documentos, validados pela certificação digital.

Com a novidade, os contadores que se garantem em formulários de papel deverão migrar o quanto antes para o digital, dominando programas digitais, conhecendo os sistemas de órgãos governamentais e todos os detalhes relacionados aos processos nesse novo cenário.

2. Cloud computing – computação em nuvem

A tendência não é assim tão recente, mas se o seu escritório ainda não migrou, certamente ele já está atrasado.

A nuvem nada mais é do que um espaço digital de armazenamento de apps e dados fora dos computadores. Nele, paga-se uma mensalidade que é como se fosse um “aluguel” para manter os arquivos sempre seguros e sem ocupar espaço no computador, afinal, o custo seria muito elevado e os riscos de perdê-los, também.

Manter os arquivos seguros em nuvem já é um benefício e tanto desse recurso. No entanto, são outras vantagens observadas nessa tendência:

• Mais velocidade para todos os processos realizados no computador, que fica “descarregado e livre”, sem muitos arquivos;
• Segurança garantida, especialmente porque o backup na nuvem é constante e automático;
• Muito mais facilidade para acessar os arquivos remotamente, ou seja, de qualquer máquina ou lugar.

3. Pagamento via PIX

Os métodos de pagamento estão cada vez mais aprimorados, além de eficazes e velozes. Com o pix, transações de pagamentos são realizadas em tempo real, em questão de instantes.

O PIX é um método de transferência lançado no final do ano passado pelo Banco Central. Ele substitui as TEDs e DOCs e estimula a economia. Entre suas principais características podemos destacar:

• Praticidade, uma vez que o pagamento pode ser realizado qualquer dia ou horário da semana;
• Rapidez, uma vez que o dinheiro é enviado na hora;
• Acessibilidade, sendo totalmente gratuito para pessoas físicas.

4. Tendência de “do it yourself”

Com os programas e sistemas digitais se tornando cada vez mais intuitivos, observa-se também uma tendência de fazermos as coisas por conta própria.

Alguns programas disponibilizados pelos órgãos públicos, por exemplo, são autoexplicativos e dispensam a contratação de contadores, fazendo com que muitos micros e pequenos empresários estejam colocando a mão na massa e assumindo algumas tarefas e processos contábeis por conta própria.

Se por um lado isso pode parecer ruim para o contador, na verdade, é uma tendência que também pode favorecê-lo – uma vez que essas tecnologias também podem ser utilizadas por ele para facilitar seus processos e demandas, ganhando tempo para a execução de outras tarefas mais complexas e que, de fato, exigem conhecimento mais personalizado.

5. E falando em personalizado…

Uma forte tendência da contabilidade nos dias de hoje é a consultoria personalizada.

Em um cenário de facilidades do ponto de vista tecnológico e automação/simplificação de alguns processos contábeis, só perde o contador que não se adapta a essas novas tendências. Em vez de “se tomar por vencido”, o profissional pode transformar essa tendência em uma oportunidade de oferecer soluções e serviços sob demanda para os clientes.

A consultoria personalizada se destaca fortemente nesse cenário, permitindo que os profissionais de contabilidade orientem seus clientes a trabalharem por conta própria.

6. Integração dos sistemas de gestão

Os ERP (Enterprise Resource Planning), também conhecidos como sistemas para gestão corporativa, vem sendo cada vez mais aplicados em empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

A crescente na implantação desses sistemas pode resultar em benefícios tanto para os contadores como também para os empresários. A facilidade para cruzar informações, estatísticas e dados da empresa, por exemplo, pode favorecer e facilitar (e muito!) a rotina do profissional contábil.

São algumas características dos programas de gestão:

• Acompanhamento em tempo real do fluxo de caixa;
• Dados confiáveis e seguros;
• Integração dos mais diversos departamentos da empresa;
• Inventários e estoque em tempo real;
• Geração de relatórios e planilhas financeiras mais precisas.

7. Outsourcing

Não é tão atual assim, mas segue como uma forte tendência que os profissionais de contabilidade definitivamente não devem ignorar. Na contabilidade, o termo significa contratar serviços externos ou consultoria nessa área, sem a necessidade de ter um departamento específico contábil na empresa.

O custo é mais baixo para a empresa e representa uma nova oportunidade para os escritórios de contabilidade. Vale a pena investir!

Fique por dentro das novidades e tendências com a Ondatta!

Agora você já sabe quais são as principais tendências da contabilidade que você, profissional da área, definitivamente não pode ignorar. Vale ainda reforçar que no cenário digital as transformações acontecem com tamanha rapidez que não só acompanhá-las como também implementá-las nem sempre é uma tarefa fácil.

Por isso, te convidamos a ficar sempre de olho em nosso site, onde trazemos tendências, novidades e desafios para essa área. A propósito, por aqui somos referência no mercado no desenvolvimento de websites para contadores e escritórios de contabilidade, com expertise garantida nesse segmento.

E se você ainda não marca presença digital, saiba que esse definitivamente é o primeiro passo para se atentar. Pode contar com a gente nessa! 😉

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email