Quando o assunto é a fidelização de clientes, sabemos que diversas questões passam pela cabeça de um empreendedor contábil. Afinal, o principal objetivo de qualquer marca é crescer de forma escalável no mercado, a fim de conquistar diversos públicos.
Por esse motivo, é crucial entender os mistérios por trás das técnicas de fidelização e o motivo pelo qual essa estratégia deve ser valorizada em seu escritório contábil? Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e conheça 4 técnicas para fidelizar clientes na contabilidade.
Afinal, o que é fidelização de clientes?
Primeiramente, o ato de fidelizar clientes nada mais é do que um processo que busca reter clientes que uma marca já conquistou. Assim, entendemos que a base dessa estratégia está relacionada na confiança entre o negócio e o cliente, que será estimulada por meio de um atendimento extremamente diferenciado.
Sem contar nos serviços oferecidos, que devem oferecer o máximo de excelência. Em outras palavras, a ideia por trás da fidelização é fazer um mesmo cliente continuar a fazer negócios em seu escritório contábil.
Por que devo investir na fidelização?
De forma geral, fidelizar clientes é tão importante quanto o processo de atração. Quando isso não ocorre, novos negócios atuantes no mercado apenas conseguem manter a marca funcionando, sem obter qualquer tipo de chance de lucro, ou em formas estratégicas para expandir a operação.
Por esse motivo, confira a seguir 5 motivos para o seu escritório investir na fidelização de seus clientes.
1. Cliente fiel sempre volta
Como já podemos entender até aqui, é fato de que um cliente satisfeito tende a comprar duas vezes ou mais. E você sabe o motivo? A resposta é que esse cliente não precisa ser mais convencido.
Ou seja, ele já comprovou a qualidade e confiança no serviço, e já tem total confiança sobre a marca. Se formos considerar que a venda para um cliente recorrente oferece um custo de aquisição bem mais baixo em relação a uma pessoa que nunca comprou de você, a vantagem da fidelização fica muito mais evidente.
2. A fidelização estimula indicações constantes
Um cliente fiel não indica o seu escritório de contabilidade pensando em receber algo em troca. Ele faz isso por um simples hábito, uma forma de fazer o compartilhamento de algo que tenha valor, e que pode acabar ajudando outros. E isso é absolutamente incrível para qualquer marca, pois ela irá receber indicações de forma praticamente espontânea a todo instante.
3. O valor gasto pela contratação de serviços passa a ser cada vez maior
Além da frequência de contratação de serviços ficar ainda melhor, podemos perceber que o valor médio por quem costuma sempre trabalhar com a mesma marca tende a continuar subindo. Isso porque encontrar formas de aumentar o ticket médio é uma das melhores maneiras de fazer a lucratividade crescer de forma escalável e, o melhor, sem precisar expandir a base de clientes.
4 práticas para fidelizar seus clientes na contabilidade
Agora que você já sabe o conceito e a importância da fidelização em sua contabilidade, confira a seguir 4 práticas eficientes para promover a fidelização em sua marca:
1. Ofereça suporte diferenciado
O suporte ao cliente acaba se tornando um dos pontos-chave quando o assunto é fidelização. Isso porque grande parte das relações acaba sendo definidas quando alguma coisa dá errado.
Quando isso ocorre, é crucial que o atendimento da sua contabilidade seja rápida e prática, tendo todo o potencial para resolver as demandas de seus clientes. Sabemos que quando os nossos clientes são empresas, a ocorrência de erros e dúvidas tendem a ser maiores durante o dia e, por esse motivo, o apoio nesses momentos deve ser eficiente.
Além disso, busque sugerir opções de autoatendimento, caso os clientes apenas queiram tirar dúvidas muito simples a respeito de processos contábeis, ou até mesmo para relembrar de pontos contratuais que a empresa oferece.
2. Saiba dizer “não”
Em geral, o segredo para o sucesso e a satisfação do cliente não está no fato de dizer simplesmente sim para cada pedido ou sugestão que ele fizer.
Desse modo, é necessário entender quando é a hora certa de dizer “não” ao seu cliente. Isso porque nem sempre os recursos que o cliente exige são eficientes. Logo, seu papel é oferecer alternativas ainda melhores e mostrá-lo que a sua sugestão é melhor do que a dele.
3. Feedbacks são importantes
Quando tendemos a prestar atenção às sugestões ou nas críticas construtivas oferecidas pelos clientes, sua contabilidade obterá formas de entregar serviços cada vez melhores. Isso porque os clientes tiverem uma visão diferente do empreendedor acerca da abordagem dos problemas, e logo, acabam sendo de grande ajuda para resolver questões internas que a sua equipe ainda nem tenha notado, por exemplo.
Por esse motivo, agir com base em feedbacks construtivos oferece oportunidades de melhorias constantes, a fim de que seus serviços se encaixem continuamente às necessidades do mercado.
4. Entregue o máximo de valor
Não menos importante do que todos os itens citados acima, é saber que o processo de fidelização já começa com a ideia de que qualquer serviço oferecido pela sua marca deve ser entregue com o máximo de valor possível, sobretudo se for um cliente que esteja iniciando seus primeiros passos no mercado com sua ajuda do seu negócio.
Quando passamos a entregar o valor, o mercado percebe essa necessidade e passa a ter ainda mais confiança/curiosidade naquilo que você oferece.
Conclusão
Conforme vimos, a fidelização é um processo muito importante para o sucesso ou para o fracasso de um negócio no mercado. Isso porque ao perceber que seus clientes se relacionam durante pouquíssimo tempo com a sua marca, a escalabilidade da sua empresa tende a cair de forma progressiva.
Para mudar esse quadro, invista nas dicas citadas acima e veja como o seu escritório de contabilidade ganhará ainda mais clientes, e reterá os antigos com mais facilidade. Quer ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira temas relacionados á gestão contábil.