Construa uma audiência online para o seu escritório contábil

Para se ter um negócio de sucesso muitos fatores entram em jogo. O seu ramo de atividade por exemplo, questões técnicas como a qualidade do serviço, atendimento personalizado e a experiência que se é ofertada para o cliente também contam muito. No entanto, antes que os clientes consigam julgar as questões técnicas, é necessário atraí-los para o seu negócio primeiro.

E é justamente a parte de atrair clientes que pega o empresário quase sempre de calças curtas. Muitos ainda confiam apenas no boca-a-boca, e por mais válida e poderosa que seja essa estratégia, ela não é o suficiente para garantir o sucesso do seu negócio.

Se você é um empresário que almeja sucesso, principalmente no ramo da contabilidade você precisa investir na sua presença online para conseguir criar uma audiência online. A questão é bem simples: como fazer isso?

Para responder esta pergunta, escrevemos este artigo para destrinchar as estratégias mais acertadas com o intuito de conseguir criar e manter uma audiência online.

Chame a atenção, seja interessante e útil

Não, você não precisa pendurar uma melancia no seu pescoço para chamar a atenção das pessoas para você ou para o seu negócio. Quando falamos de audiência online, estamos falando de pessoas chegando até um site porque precisam de algo.

E elas apenas vão continuar neste site, se elas verem que o conteúdo dele tem qualidade e serve de algo para elas. Claro que não apenas o conteúdo conta, também é preciso prestar atenção aos detalhes estéticos como um bom design e responsividade.

Todavia, um site não é tudo, é apenas parte da estratégia. Uma parte muito importante, diga-se de passagem, tanto que escrevemos esse outro artigo aqui explicando a importância de um site para o seu negócio, mas apenas uma a parte de qualquer forma.

A presença online também passa pelo envolvimento em redes sociais. A sua marca precisa estar presente nas principais redes sociais, como facebook e instagram para conseguir estabelecer um bom alcance com as pessoas.

Isso sem contar que as redes sociais vão aproximar as pessoas da sua empresa, não só pela interação com suas postagens, mas também com uma comunicação facilitada para ambas as partes.

No entanto, é importante que para alcançar esses objetivos, você não esqueça dos princípios básicos:

  • Seja interessante;
  • Chame a atenção com uma boa estética;
  • Tenha um conteúdo útil.

Como faço para chamar a atenção?

Mas talvez ainda não esteja tão claro para você, contador, como chamar a atenção das pessoas e criar uma audiência online. Tudo bem, vamos entrar um pouco mais em detalhes.

Na internet as pessoas são atraídas por manchetes que apelam para algum sentimento, geralmente apostando em um gatilho mental, imagens com um bom design e páginas com uma aparência que se destaca por ser limpa e ao mesmo tempo informativa.

Para atingir esses objetivos, duas coisas podem te ajudar imensamente:

  1. Conhecimento em S.E.O para conseguir otimizar o seu conteúdo;
  2. Uma boa empresa de web designer para cuidar da parte visual para você.

As imagens por sua vez, não só precisam ser criadas para ilustrar o seu site, mas também para as redes sociais, como postagens. E é importante entender das técnicas de S.E.O para conseguir criá-las de forma que sejam eficientes.

A pior coisa que uma página de rede social de uma empresa pode fazer é compartilhar ou postar uma imagem que não tem nada a ver com o seu negócio ou que não possui nenhuma característica de design que seja chamativa.

Nesse sentido, um escritório contábil, por exemplo, poderia criar imagens falando a respeito dos seus serviços. Ou então como uma espécie de representação para o resumo de uma notícia importante para o mundo contábil e empresas em geral.

O site da contabilidade, por sua vez, precisa ser feito de forma que esteja de acordo com tudo que se espera de um site contábil, todas as informações necessárias, links úteis, ferramentas e claro, um blog, que será o nosso próximo assunto.

Invista em um blog

Tudo que nós falamos até agora se encontra apenas no exterior da estratégia, agora vamos tratar de como atrair clientes novos com constância e qualificação. E para isso você irá iniciar um blog.

Um blog de uma empresa é a sua principalmente ferramenta para criar uma audiência online. É com as postagens do blog que as pessoas irão aparecer e permanecer.

É claro que para isso essas postagens tem de ser otimizadas. Elas precisam:

  • Seguir as regras de formatação recomendados por técnicas de S.E.O;
  • Serem escritas com uma boa gramática;
  • Estarem enfeitadas com imagens bonitas;
  • Ser um conteúdo 100% original, jamais uma cópia.

Criar conteúdo de blog focando nestes elementos irá gerar dois resultados:

  1. O google sempre dá ênfase em suas buscas para aqueles sites e conteúdos que possuírem a melhor qualidade geral. Seguindo as nossas orientações você terá essa qualidade.
  2. Uma vez que seu site esteja em evidência no google (ou outros motores de busca) as pessoas irão achá-lo com mais facilidade e ao verem que se trata de um site de qualidade elas estarão mais suscetíveis a confiar na sua marca e te seguir.

Pessoas que te seguem, ou seja, seguidores, são a sua audiência garantida. É para eles que você tem que começar a direcionar o seu conteúdo uma vez que você perceber que a sua base de seguidores está aumentando.

Mostre que você se importa

Para finalizar, você não pode se esquecer que uma audiência online é diferente de uma audiência televisiva, por exemplo. A proximidade com quem está prestando atenção em você, no que você faz, no seu blog, nas redes sociais, é muito maior.

E justamente por isso você deve estar sempre em contato com a sua audiência. Fale com eles, faça enquetes, perguntas, procure entender quais são as suas dores, responda-os com celeridade.

Use e abuse dos canais de comunicação, e isso inclui não apenas redes sociais, mas seções de comentários, e-mails e até mesmo o whatsapp.

Dependendo do seu ramo de negócio, é perfeitamente possível conversar com seus clientes por meio de um aplicativo de troca de mensagens, como o whatsapp. E se essa possibilidade existe, por que não se aproveitar dela?

Quanto mais o cliente perceber que você se importa com ele, melhor será a impressão que ele tem de você, mais confiança ele terá no que você diz e, por sua vez, maior será a conversão dele para adquirir seus produtos e serviços.

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