Contabilidade: 4 dicas para evitar perder clientes

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Ainda mais importante do que conquistar novos clientes para a sua contabilidade é reter os atuais, ou seja, não perdê-los de forma alguma.

Segundo um artigo publicado pela renomada revista americana Forbes, intitulado “Don’t Spend 5 Times More Attracting New Customers, Nurture The Existing Ones” possuir taxas de retenção de clientes em volta dos 5% pode garantir até 95% de aumento nos lucros. Parece incrível, não é mesmo? E é!

Mas, para conseguir isso, é necessário um bom plano de ação e conhecimento no assunto. Para lhe ajudar nesse processo, preparamos abaixo uma lista com 4 dicas para evitar perder clientes preciosos para o seu negócio. Ficou interessado? Então, leia este artigo até o final!

Mas, o que significa exatamente “reter clientes”?

De forma simples, reter cliente é a capacidade de uma empresa de manter um relacionamento duradouro com os clientes já existentes. Se um escritório de contabilidade possui uma taxa de retenção alta, por exemplo, significa que seus clientes não estão procurando pelos concorrentes.

Clientes plenamente satisfeitos e de longo prazo valem muito mais do que se imagina, já que auxiliam no aumento da credibilidade e da visibilidade de um escritório/profissional por meio de suas próprias experiências. Lembre-se que, em qualquer área, o famoso “boca a boca” faz a diferença!

Logo, é fundamental ter uma boa estratégia para evitar perder clientes, tornando-os, no final das contas, seus aliados rumo ao sucesso.

Aprenda a manter seus clientes de forma eficiente

Embora manter seus clientes “fiéis” não seja uma receita de bolo, ou seja, não funcione da mesma maneira para todas as empresas, existem algumas dicas fundamentais que podem lhe ajudar nesta tarefa. Acompanhe abaixo:

Conheça seus clientes

Este é, muito provavelmente, o passo mais importante para evitar perder clientes. Ao invés de tentar adivinhar o que eles esperam de você, é essencial dedicar algum tempo para entender, de verdade, o que eles desejam.

Como fazer isso? Peça feedbacks após determinados períodos (e torne essa ação recorrente, claro). Não se esqueça ainda de analisar as informações recebidas, para identificar qualquer necessidade de mudança.

Além disso, lembre-se de implementar um processo eficiente para responder dúvidas ou reclamações. Esclarecer qualquer questão antes que a mesma se torne um problema pode evitar muita dor de cabeça e passar a imagem de um profissional preocupado com seus clientes.

Comunique-se

Mantenha contato regular com os seus clientes. Para isso, utilize recursos como o e-mail marketing, por exemplo. Se você trabalha sozinho e atende poucas pessoas, ainda pode realizar ligações eventuais, para conferir como elas têm passado e quais suas necessidades atuais (e se você pode ajudar com algo).

Acredite, você será lembrado com bastante frequência.

Faça com que os novos clientes se sintam bem-vindos

À medida que você conquista novos clientes, é indispensável fazer com que eles fiquem satisfeitos com o serviço prestado, tanto a curto como a longo prazo. Por isso, é uma boa ideia recebê-los presencialmente ou até mesmo através de uma reunião online, diminuindo a sensação de distanciamento entre prestador de serviço e contratante.

Desta maneira, você pode evitar perder clientes mostrando-se disponível a qualquer momento, sendo presente no dia a dia dos mesmos.

Ofereça valor agregado

Definitivamente, oferecer mais do que apenas os serviços contratados faz toda a diferença na hora de reter clientes. Algo criativo a se fazer, nesse caso, é enviar e-books, realizar palestras e até mesmo gravar vídeos, disponibilizando-os para quem contrata o seu serviço.

Todos os materiais podem (e devem) conter informações e dicas relevantes, que ajudem com problemas cotidianos e que transformem o seu negócio em referência.

Documente tudo!

Para manter seus clientes sempre por perto, também é importante deixar claro o que eles receberão ao contratar os seus serviços ou os de sua empresa. Nesse caso, que tal preparar um documento que defina os seguintes itens?

      • Serviços prestados;
      • Horários de disponibilidade;
      • O quão acessível você será para assuntos emergenciais;
      • Como seus clientes podem entrar em contato;
      • Quanto tempo você levará para respondê-los.

Deixar tudo “às claras” evita clientes decepcionados.

Tenha clientes leais

Lembre-se que todas essas dicas podem ser aplicadas tanto para evitar perder clientes como para torná-los fiéis. Clientes que não cogitam trocar os serviços de sua empresa não só garantem o lucro do seu negócio, como também são uma excelente propaganda dos seus serviços, acredite.

Por isso, não pense que responder um e-mail ou marcar uma reunião extra serão uma perda de tempo. Na verdade, veja todo contato direto como uma oportunidade de fortalecer laços e garantir contratos duradouros.

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