A rotina de quem atua com números e contas pode ser estressante. Além dos prazos e das informações relevantes, muitos ainda precisam cuidar do consumidor. Mas, como negociar com seu cliente?
É fato que existem aqueles clientes acabam demandando uma atenção maior – seja pelo segmento da empresa ou até mesmo pelas negociações repetitivas. Porém, ter argumentos e estar sempre disposto a conversar são requisitos para os contadores de sucesso.
Deseja conferir algumas dicas? Então leia o conteúdo até o final e saiba mais.
Contabilidade: como negociar com seu cliente?
Sabemos que muitas situações são delicadas e podem causar danos permanentes para o escritório, afinal, ninguém gosta de executar um serviço e não receber por isso, não é mesmo? Mas, o que deve ser feito?
Saiba conversar
O primeiro passo é saber conversar. Por mais que a situação seja chata ou incomoda, nunca perca a paciência ou a razão. Aproveite para levar um papo sincero com a outra pessoa, compreendendo o que pode ser alterado nessa relação.
É importante que ambos os lados se sintam confortáveis para explicar os problemas e pensar juntos em soluções que vão satisfazer ambos.
Nada de acatar uma decisão que pode te prejudicar. Essa etapa é primordial para o sucesso de qualquer negociação.
Mencione os argumentos
Sempre tente mencionar cada um dos argumentos. Essa é a principal “arma” para convencer uma outra pessoa.
Se a reclamação está relacionada com os valores pagos, por exemplo, tente explicar que os preços estão pautados no seu serviço, conhecimento e em todo o tempo que você dedica para realizar cada uma das atividades.
Não entre em discussões sobre o preço. O segredo é fazer com que o cliente compreenda o seu valor, afinal, quando compreendemos o valor de algo, estamos dispostos a pagar!
Pense como cliente
Antes de sair por aí reclamando e brigando, faça o exercício de pensar como cliente. Muitos acabam contratando o seu escritório sem saber exatamente o que você faz – e não é obrigação do cliente saber tudo!
Por isso, sempre que necessário, explique quais são as suas atividades e qual é a importância de cada uma delas. Essa é a melhor forma de manter a transparência entre vocês.
Escute o outro lado
Antes mesmo de mencionar qualquer coisa, aproveite para ouvir o outro, afinal, sabemos que ouvir é uma capacidade que nem todos têm.
Anote cada uma das dúvidas ou até mesmo dos problemas levantados e esteja preparado para rebater cada um dos pontos, sempre com paciência e educação.
O que acontece, em muitos casos, é que a pessoa acabará compreendendo os pontos e você ainda vai conquistar a confiança do seu cliente.
Gostou do conteúdo? Qual dessas alternativas combina com o seu jeito de negociar? Seguindo essas dicas fica quase impossível não alcançar o sucesso, não é mesmo?
Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog!