Contabilidade: qual é a previsão para a próxima geração de contadores?

Conteúdo

O mercado de trabalho está em constante mudança, o que faz com que muitos profissionais fiquem preocupados com o futuro de suas profissões. E os contadores, por mais que contem com grande prestígio no mercado atual, também precisam estar atentos.

A previsão para a próxima geração de contadores pode acabar assustando os profissionais da área que ainda não estão adaptados ao cenário tecnológico, e por isso, é importante começar a se enquadrar logo no que está sendo moldado no mercado.

Para descobrir qual é a previsão, confira o artigo a seguir. Boa leitura!

Uso de tecnologia fará partef da rotina

A previsão para a próxima geração de contadores, como você deve imaginar, está diretamente alinhado com o avanço da tecnologia, assim como o futuro de diversas outras profissões que temos hoje no mercado.

Muito do trabalho realizado pelos contadores atuais é repetitivo e cheio de regras preestabelecidas que não sofrem alterações. Boa parte dessas tarefas, ainda, podem ser realizadas tranquilamente por um computador, por exemplo.

E prova disso é que, segundo uma pesquisa feita pela Gartner, cerca de 90% dos donos de empreendimentos entrevistados disseram que planejam adotar um sistema automático neste sentido, para largar na frente dos concorrentes. É necessário abrir o olho com a situação.

Computadores vão substituir os contadores?

Com essa questão em pauta, é impossível não pensar que os robôs, ou mesmo os computadores da próxima geração, vão acabar substituindo os contadores. Porém, isso não é bem verdade, levando em consideração alguns pontos.

Apesar de realizarem tarefas, e serem efetivos na emissão de relatórios, os computadores não conseguem prever o mercado, e nem tomar decisões relacionadas ao conjunto inteiro da empresa, ficando extremamente preso aos dados ali apresentados.

Dessa maneira, por mais que realize diversas tarefas diferenciadas, é seguro dizer que ainda irá existir espaço para os contadores no mercado, porém, o papel deles nas empresas pode ser um pouco diferente do que é exercido hoje.

Contadores terão função consultiva

Tendo em vista o cenário que está se desenhando para o futuro, muitos contadores podem estar se perguntando: mas afinal, qual será o meu papel dentro de uma empresa? A resposta para isso é que esse profissional terá uma função mais consultiva do que hoje.

Isso porque, hoje, ter um contador à disposição das empresas, para traçar estratégias e formas de otimizar os gastos, é essencial para o sucesso do negócio. E, basicamente, esse é o futuro que aguarda esses profissionais, ao menos ao analisarmos a situação atual.

Os contadores estão ameaçados no mercado?

Por fim, ao analisarmos a previsão para a próxima geração de contadores, a questão que fica é: os contadores estão ameaçados no mercado? Ainda é interessante investir nessa carreira, tendo em vista pontos abordados? A verdade é que a profissão deve continuar valorizada.

Isso porque, mesmo que muitas das funções dos contadores possam ser realizadas por máquinas, elas não têm poder para tomar decisões, e nem para interpretar os dados de maneira crítica, tomando as atitudes necessárias dentro de uma empresa.

Por isso, mesmo com todo o avanço tecnológico, a profissão de contador vai continuar sendo relevante no mercado, com esse profissional sendo essencial para quem deseja se destacar mais entre os gigantes do competitivo universo corporativo.

Gostou do texto? Então acesse as outras matérias que já apresentamos em nosso blog. Venha conhecer nossos serviços.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email