Futuro do mercado contábil pós-pandemia

Conteúdo

A pandemia que atingiu o mundo no inicio de 2020 pode ser vista como um divisor de águas na história. Em todos os sentidos e para todos, já que a sociedade se alterou.

Processos de mudanças que vinham em um determinado ritmo foram acelerados intensamente, e o enorme problema mostrou a todos a importância de sempre termos planos preparados para casos extremos. Não poderia ser diferente com os mercados profissionais, entre eles o da contabilidade.

O setor também foi, está sendo e será impactado no futuro pela pandemia. Com as adaptações necessárias, o mercado contábil já desenha seu futuro para o pós-pandemia.

E qual é este futuro? Isso é o que desenvolveremos neste conteúdo. Mostraremos alguns fatores que se tornarão essenciais e quais passos precisarão ser dados por quem trabalha no setor para se adaptar e garantir maior sucesso profissional e competitividade no mercado.

Maior eficiência da coleta de dados para aumentar a velocidade do trabalho

A pandemia atingiu o mundo de uma hora para a outra. De repente, empresas precisaram fechar as portas para o público, por conta da necessidade de isolamento, outras perderam clientes pela necessidade de redução de custos. Regras fiscais foram alteradas para contemplar uma nova realidade etc.

Com tudo isso, o trabalho contábil ganhou muita importância, porque diversos tópicos citados convergem com a atuação dos contadores, que precisaram unir uma série de informações com o novo contexto, criando novos formatos financeiros para uma empresa que vinha, há anos, em um mesmo padrão, de repente alterado.

Isso aponta, também, para o futuro. É inegável que, mesmo após a pandemia ser encerrada e o vírus controlado de vez, várias mudanças permanecerão. Não veremos uma volta completa ao mundo pré-pandêmico.

Um dos principais fatores, para a contabilidade, será a coleta de dados e o uso destas informações para que o trabalho seja mais rápido e eficiente. Na prática, estamos falando do uso de Big Data.

Quanto mais dados financeiros sobre a empresa o escritório contábil tiver, melhores soluções serão encontradas. E as longas planilhas, arquivos em papel e listas de informações não terão tanto espaço. Será preciso usar softwares, sistemas automáticos que consigam guardar os dados, gerar pesquisas rápidas e criar conexões para que tudo seja mais rápido na hora da ação.

Sendo assim, fica evidente que o futuro da contabilidade passa pela automação e pelo uso constante de grandes quantidades de dados, para que as melhores soluções sejam oferecidas aos clientes.

Ganho de tempo com uso de automação para determinadas funções

Outra tendência que já estava em caminho antes da pandemia, mas se acelerou com a tragédia na saúde pública, é a automação de processos, a partir do uso de ferramentas com capacidade de agir com inteligência artificial.

É inegável que o trabalho na contabilidade conta com algumas funções que são repetitivas, como checagem de documentos, encontro de erros em determinados papéis, entre outras coisas. Com a tecnologia disponível hoje, é possível que robôs façam estas e outras funções.

Assim, diminui-se o número de pessoas no mesmo ambiente, a equipe pode ser enxugada, aumentando a competitividade financeira do negócio, sem perder qualidade de atuação. Melhor ainda: os profissionais podem se focar em outros trabalhos, que realmente necessitem de pensamentos humanos mais rebuscados. Com isso, os próprios contadores atuam melhor, com menor sobrecarga.

A pandemia, que atingiu fortemente todos os setores, a busca por aumento dos trabalhos automáticos aumentou. E esta tendência deve seguir no mercado contábil pós-pandemia.

Instalação de tecnologias completas para melhoria do trabalho remoto

A contabilidade também precisará pensar, no futuro, em ampliar ainda mais as possibilidades do trabalho remoto. Esta é uma realidade muito intensa com a pandemia e parece que, inevitavelmente, será mantida.

E, se no primeiro momento a transição para o home office foi forçada pela pandemia e feita de maneira atropelada pela necessidade, para o futuro, com mais tempo e tranquilidade, os escritórios contábeis podem pensar em soluções melhores para isso.

O principal ponto será, certamente, ampliar as possibilidades tecnológicas de cada escritório. Principalmente, com a compra e instalação de softwares melhores, que garantam acesso mais rápido e eficiente aos documentos e que corrijam eventuais problemas de recebimento de notas e papéis relevantes para o trabalho.

Além disso, as ferramentas de comunicação, dentro da equipe da empresa, assim como no relacionamento com clientes, pode ser melhor trabalhada, principalmente porque os produtos existentes no mercado de softwares e programas já têm boa qualidade.

Mas o fato é que, como em um primeiro momento a mudança foi drástica, nem todos os escritórios tiveram condições de se prepararem plenamente, com infraestrutura de alto nível. Agora, é hora de se modernizar e pensar no futuro, porque o trabalho remoto é a realidade para os próximos anos em praticamente todos os setores, incluindo o mercado contábil.

Melhoria nas tomadas de decisão estratégicas

Outro detalhe importante: a tomada de decisão estratégica se tornará algo mais relevante para os escritórios. A pandemia mostrou como um elemento novo pode mudar toda a ordem de atuação da contabilidade. Portanto, será preciso tomar as decisões racionais a cada instante, tentando prever o que pode acontecer.

Isso ajudará, por exemplo, os profissionais contábeis a criarem ferramentas de proteção para casos extremos que surjam. Este foi um recado da pandemia e, certamente, fará parte do futuro. Não será mais possível pensar em decisões que corrijam problemas no curto prazo, mas não criem uma base para a atuação futura.

Isso vale para o departamento financeiro, de gestão, de novas tecnologias, tudo. É preciso melhorar as decisões estratégicas e o planejamento, porque o futuro cobrará isso.

Estes pontos ajudam a entender como o mercado contábil será no futuro. Claro, é difícil prever tudo o que acontecerá. Impossível, na verdade. Mas entender contextos e perceber movimentos ajuda o escritório a não ficar para trás, já que ele está pronto e preparado para o que pode acontecer, baseado em estudos e projeções racionais.

Para finalizar, gostaríamos de convidar o leitor a seguir conosco. Confira outros conteúdos de nosso blog e amplie seu conhecimento sobre os diversos temas que tratam do mercado contábil.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email