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Marketing Contábil: entenda todas as etapas

Marketing Contábil: entenda todas as etapas
Conteúdo

O ramo da contabilidade pode ser bastante competitivo, principalmente para aqueles empresários que não se atualizaram com o tempo. Hoje o contador compete não apenas com outros escritórios de contabilidade, mas com outros profissionais como administradores e advogados e soluções, tal como a famigerada contabilidade online.

Essa realidade, no entanto, não precisa ser alarmante ou desesperadora. E uma das melhores formas de lidar com essa nova concorrência é investindo em marketing. O investimento em Marketing Contábil pode trazer os seguintes benefícios:

  • Se diferenciar da concorrência;
  • Desmistificar a imagem de que o contador é um portador de más notícias;
  • Atrair novos clientes e que sejam mais qualificados.

É por isso que neste artigo você vai entender todas as etapas para começar a investir em Marketing Contábil e trazer seu escritório de contabilidade para o século XXI.

A imagem clássica do contador

Antes de começarmos de fato, vamos falar sobre um dos grandes problemas que os contadores sempre enfrentaram: lidar com uma imagem preconceituosa a respeito do que são e do que fazem.

Resumidamente, que são profissionais que só servem para dar más notícias e cuidar da burocracia.

Mas todo contador sabe que dar más notícias é algo relativo, e cuidar da burocracia é uma função incidental ao trabalho real do contabilista, que na realidade pode ser descrito da seguinte forma:

  • Auxiliar empresários a tomar melhores decisões baseando-se em relatórios contábeis;
  • Fazer uma análise minuciosa da situação financeira da empresa;
  • Tornar a vida do empresário mais simples para que ele possa focar no que realmente importa, o seu ramo de atuação.

O grande problema é que a pessoa comum não sabe disso. E o contador geralmente não é muito bom em fazer um marketing pessoal de si mesmo ou do seu escritório.

Mas não tem problema. Se você já tiver em mente aquilo que o contador é não é, já basta. Vamos dar início às etapas.

Etapa 1: Aumente sua presença digital

O seu escritório de contabilidade ou os seus serviços contábeis podem ser encontrados na internet? Essa pergunta precisa ser respondida com um sonoro e redondo sim. Caso você tenha dito não mentalmente, esse é o primeiro ponto que você precisa consertar.

Todas as empresas se beneficiam de estarem na internet. Escritórios de contabilidade não são diferentes. É necessário que o seu escritório possua um site contábil, bem otimizado, bonito e com todas as informações mais pertinentes a respeito dos seus serviços.

Mas o site não é tudo. Logo em seguida vem os perfis nas redes sociais que toda empresa deveria considerar ter:

  • Facebook: você pode ter uma página oficial para o seu escritório;
  • Instagram: um perfil no instagram pode ser uma ótima ferramenta de marketing;
  • Linkedin: ideal para propagar os valores da empresa, se conectar com outros profissionais seja para parcerias ou contratação de mão de obra;
  • Youtube: perfeito para aquelas contabilidades que já tem uma estratégia de marketing mais madura.

É por meio da presença digital que toda a estratégia de marketing de qualquer empresa se inicia. É importante se atentar para a qualidade do conteúdo que a empresa compartilha, sua periodicidade e principalmente, se é congruente com a imagem da empresa.

Se quiser saber mais sobre como construir presença digital, dê uma olhadaneste artigo!

Etapa 2: Crie conteúdo de qualidade para um blog contábil

Quando falamos de marketing digital, e principalmente marketing contábil, não podemos deixar de falar a respeito de criação de conteúdo pertinente para clientes e futuros clientes.

A melhor forma de atrair gente interessada nos seus serviços é qualificando elas para que elas entendam que precisam desses serviços. E a ferramenta ideal para atingir esse objetivo é o Blog.

No seu site contábil deve haver um blog, no qual o contador irá despejar conteúdo pertinente e de qualidade a respeito das principais questões que cercam o mundo da contabilidade no dia-a-dia das pessoas.

São artigos, como esse que você está lendo, escritos com o propósito de ajudar quem os lê a aprender algo de útil, mas que também seja capaz de atiçar o interesse da pessoa a continuar querendo aprender mais.

Quanto mais informações uma pessoa consumir do seu blog, maiores serão as chances de ela vir atrás dos seus serviços. Isso se chama inbound marketing.

Diferente do marketing tradicional, também chamado de outbound marketing, em que você tenta convencer a pessoa por meio de uma propaganda invasiva e que apela para emoções, no inbound marketing é a pessoa que chega até você para tirar alguma dúvida ou aprender algo.

E quanto ao conteúdo do blog, é válido lembrar:

  • O conteúdo precisa ser original, nunca cópia de lugar nenhum;
  • Bem escrito, sem erros gramaticais ou frases ambíguas;
  • Ter relevância dentro do ramo de atuação da empresa, no caso, contabilidade.

Etapa 3: Invista em e-mail marketing

Muitos hoje em dia acreditam erroneamente que o e-mail está morrendo. Mas isso não poderia estar mais longe da realidade. O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para atrair clientes e manter os clientes que você já tem.

Pelo fato de e-mail ser um contato direto e pessoal com as pessoas, elas não tem muitas possibilidades de não vê-lo. O que pode acontecer é a pessoa ignorar, ou e-mail cair na caixa de SPAM. Mas é possível evitar isso.

É importante ressaltar que a lista de e-mails que você for utilizar precisa ter sido conseguida de forma legítima, ou seja, por meio de formulários de preenchimento ou adquiridos diretamente com seus clientes.

Comprar listas de e-mails é um desperdício de dinheiro e não existe absolutamente nenhuma garantia de que os e-mails ali se quer funcionem. Não é recomendado.

O tipo de conteúdo que você enviará por e-mail, por sua vez, pode variar, mas este não pode ser invasivo ou muito descarado no sentido de querer vender algo.

Assim como os artigos em blog, o conteúdo de um e-mail marketing deve ser informativo, bem escrito e bem formatado para que não seja filtrado pelos provedores de e-mail. Não anexe nenhum arquivo e nem enfeite o e-mail com imagens muito pesadas.

Etapa 4: Aprenda sobre o funil de vendas

E claro, o mais importante de tudo, o famoso funil de vendas. É se utilizando dessa ferramenta que o contador conseguirá organizar o seu conteúdo, desde postagens em blogs, redes sociais ou mesmo o envio de campanhas de e-mail.

O funil de vendas serve para classificar os seus possíveis clientes em:

  1. Aqueles que ainda não estão prontos para adquirir seus serviços por não terem informações o suficiente;
  2. Aqueles que já possuem conhecimento e precisam de mais aprofundamento;
  3. E aqueles que irão adquirir os seus serviços se você mostrar um diferencial muito positivo em relação à concorrência.

E essas classificações são baseadas nas etapas do funil, que geralmente é representado por um triângulo com uma base, um meio e um topo.

  • Na base da pirâmide estão os conteúdos de atração, para aquelas pessoas que não entendem nada do assunto.
  • No meio, estão os conteúdos de qualificação, para quem já entende um pouco mas precisa de mais informações.
  • No topo, está o conteúdo mais focado na venda, explicando o serviço ou produto, mas sem deixar a qualidade da redação de lado.

Essa estrutura da pirâmide, no entanto, não é fixa. Diferentes profissionais podem usar pirâmides com mais ou menos etapas, tornando o processo bastante minucioso e prático.

Aviso final

Não esqueça que independente do tipo de conteúdo que você fizer, o código de ética dos contadores precisa ser respeitado. Só assim você garante que o seu conteúdo realmente vai ser eficaz para atrair pessoas e convertê-las em clientes sem correr nenhum risco.

Bem, chegamos ao fim do artigo! 🙁 Mas fala, o que você achou, contador? Caso tenha gostado, não deixe de acompanhar o nosso blog, estamos sempre postando conteúdo novo. E claro, nos siga no facebook!

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