O seu escritório contábil precisa de um canal no youtube

O seu escritório contábil precisa de um canal no youtube
Conteúdo

Os tempos mudaram. Antigamente as pequenas empresas não conseguiam fazer grandes campanhas de marketing e acabavam dependendo muito mais do boca-a-boca. Hoje em dia, em contrapartida, investimento em marketing é praticamente uma despesa fixa que toda empresa, não importa de qual tamanho, precisa ter provisionado no orçamento. E isso tudo graças a internet.

Agora, você com certeza já ouviu falar a respeito da importância que existe em ter um site bem otimizado e um blog para postar conteúdo para atrair clientes, não é? Certo.

Mas e se te dissermos que existe uma outra ferramenta tão ou até mais poderosa quanto um blog? Estamos falando do Youtube. O Youtube é simplesmente a maior plataforma de vídeos do mundo.

Uma empresa que possui um canal no youtube bem planejado está muitos anos a frente da concorrência. E você também pode alcançar essa posição. Quer saber como? Continue lendo esse artigo para entender tudo que você precisa saber sobre como ter um canal no youtube para a sua empresa.

Benefícios de um canal no youtube

Talvez você contador já possua um blog contábil para a sua empresa, e talvez até já esteja tendo bons resultados. Mas você sabia que com um canal no youtube você pode alcançar um público ainda maior?

Com um canal no youtube a sua contabilidade poderá se aproximar ainda do seu público, que são os usuários que compõem o universo da plataforma, que por sua vez podem ser completamente diferentes das outras redes sociais.

Fazer vídeos também é uma forma mais fácil e acessível de explicar determinados conceitos para seus clientes ou pessoas interessadas em contabilidade, pois existirá muito mais elementos que chamam atenção que podem auxiliar na explicação.

Isso sem contar que com o vídeo, você não apenas apela a retenção da informação por meio da imagem como também pelo áudio.

Outro benefício de se ter um canal no youtube é que você pode começar a investir em uma imagem mais descontraída sem perder o foco da qualidade e do profissionalismo que o seu escritório contábil cultiva.

E claro, o potencial de crescimento e engajamento de público é muitas vezes maior que o de um blog. Os usuários do youtube são muito propensos a deixar comentários, likes e executarem outras ações relacionados à engajamento.

Agora que você já sabe os principais benefícios de se ter um canal no youtube, vamos explicar um pouco mais a parte prática.

Crie uma identidade visual

Antes de qualquer coisa, o canal no youtube da sua empresa precisa ter uma identidade visual reconhecível. Ou seja, cores, formatos, imagens de capa e perfil.

Caso você não tenha habilidade para criar esses elementos, é bastante recomendável que você procure auxílio de um web designer. Porque se estes detalhes ficarem mal feitos ou passarem a impressão de amadorismo, isso vai pegar mal para o seu público.

Essa identidade visual precisa inclusive estar presente nas thumbnails de cada vídeo, para que se torne identificável que os vídeos são do seu canal. Caso você não saiba, thumbnails são as imagens que vão representar o vídeo antes de este ser clicado e iniciado.

Escreva roteiros interessantes

Também é muito importante que o conteúdo dos seus vídeos seja interessante e de preferência úteis. Seguindo basicamente o mesmo padrão de conteúdo que você faz para o seu blog contábil, com a diferença que agora você pode abusar muito mais de imagens.

Existem alguns tipos de vídeo, no entanto, que são bastante interessantes de se fazerem para conseguir alcançar uma boa audiência no começo. Entre eles podemos citar:

  • Listas ranqueando tópicos sobre um determinado tema;
  • Tutoriais de como resolver algum problema;
  • Explicações sobre algum conceito específico.

É importante, de qualquer forma, que você analise bem qual o perfil do seu escritório contábil, quais os serviços que você presta e o público que você atende. Nem todos os negócios terão espaço para fazer todos os tipos de vídeos existentes.

Iluminação, áudio e edição

Vamos falar da parte técnica. Veja bem, o mais importante do seu vídeo é o conteúdo, no entanto, de nada adianta o conteúdo ser incrivelmente bom se a parte técnica não tiver o mínimo de qualidade possível.

E quando falamos de qualidade mínima, estamos falando aqui de uma iluminação decente, suficientemente clara para não dar um aspecto demasiado amador, e nem tão exagerada a ponto de tornar os detalhes indistinguíveis, acabando com toda sombra e nuances.

Geralmente quem está começando peca mesmo é pela falta de iluminação, mas é sempre bom avisar que iluminação demais também é um problema.

Depois temos o áudio. Veja bem. Mesmo com uma qualidade de imagem ruim ou precária, se o áudio do vídeo estiver bom, quem tiver paciência para aguentar assistir o vídeo, não terá problemas para entender o que você diz, o seu conteúdo.

Mas e se o áudio estiver ruim? Nesse caso, não há salvação. Não adiantará de nada a imagem estar em 4k se ninguém entender o que você estiver dizendo. Ainda mais se os assuntos que você estiver abordando sobre contabilidade forem um pouco complexos.

Sim, a conclusão aqui é: a qualidade de imagem é muito importante, mas o áudio consegue ser ainda mais.

E por último a edição. Geralmente quem começa um canal no youtube sem ter muitos recursos acaba pecando na edição, ou esta acaba sendo muito simples ou inexistente, sendo o vídeo basicamente o material bruto que foi gravado.

Se for este o seu caso, se você não souber editar vídeos ou não tiver como contratar alguém para fazer isso por você, recomendamos que você trabalhe muito bem o seu roteiro para conseguir falar tudo que você precisar com o mínimo de gaguejos ou erros. Aposte também no o áudio e o som, para compensar a edição.

O importante é começar

Claro que não é tão simples assim começar um canal no youtube. O investimento precisa ser um pouco maior, caso você queira ter uma qualidade que se destaque na edição principalmente.

Mas na prática, por mais importante que a qualidade geral seja, se você conseguir garantir um bom áudio, gravando em um local silencioso e com uma boa iluminação natural (de preferência de dia), isso já irá bastar.

E aí vai ser apenas questão de investir em um bom conteúdo para nutrir e engajar a sua audiência, pois é isso que as pessoas esperam: um conteúdo útil.

A quantidade de empresas que fazem vídeos com um custo de produção beirando zero ou zero mesmo e, ainda assim conseguem obter grandes resultados, são incontáveis. E o seu escritório contábil também pode ser uma delas!

Agora conte para a gente, contador! O que você achou deste artigo? Foi útil? Caso positivo, continue acompanhando nosso blog, estamos postando novos conteúdos com frequência.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Email