Presença digital: seu escritório contábil precisa de uma

Presença digital: seu escritório contábil precisa de uma
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Todos os negócios podem se beneficiar de estarem presentes e serem ativos na internet. Escritórios de contabilidade estão longe de serem uma exceção à regra. Mas muitos contadores ainda possuem uma certa resistência.

Neste artigo iremos explicar como um escritório contábil pode se beneficiar imensamente de uma boa presença digital e também como construí-la da forma correta. Vamos lá?

Crie um site contábil

A primeira coisa que um escritório contábil precisa para começar a ter presença digital, é investir em um bom site, que seja responsivo, informativo e que tenha um bom design também.

Mas é importante que este site seja adequado para um escritório contábil. Ou seja, é necessário que ele tenha algumas características específicas que o ajudaram a se destacar se tornar um destino seguro e útil para seus possíveis clientes.

Um bom site contábil pode conter as seguintes características:

  • Seu design tem cores claras e suaves;
  • Informa de forma clara sobre os serviços que o escritório oferece;
  • Apresenta um histórico resumido da empresa;
  • Indica links úteis para serviços do governo;
  • Tem um calendário de impostos e datas importantes;
  • Oferece um sistema de compartilhamento de arquivos para os clientes;
  • Faz uso de um blog.

Claro que nem todos estes detalhes são essenciais (com exceção do blog), eles são apenas uma base que você pode seguir.

Lembrando também que o seu site contábil tem que estar otimizado com as melhores técnicas de SEO e se adaptar bem a qualquer tipo de tela, que é justamente o que mencionamos no começo sobre ser responsivo.

Esteja presente nas redes sociais

Talvez isso possa até parecer um contrassenso para alguns contabilistas mais tradicionais, afinal de contas, redes sociais no geral não passam a imagem de seriedade, característica essa que é muito associada ao mundo do contador em geral.

Mas é justamente por causa desse ar de descontração que as redes sociais se fazem tão úteis para escritórios contábeis.

É por meio delas que o contador conseguirá se aproximar de um público maior e que talvez não esteja procurando serviços contábeis simplesmente porque não entende do assunto, ou não vê motivos (ainda) para isso.

Há todo um público a ser descoberto nas redes sociais. Isso sem contar que perfis em redes sociais tornam o escritório contábil mais acessível e o aproxima de seus clientes.

A verdade é que quase todo mundo hoje em dia possui perfis em redes sociais, independente de sua classe econômica. Só o que você precisa fazer é descobrir quais são as melhores redes sociais para sua empresa.

No caso de escritórios contábeis, podemos citar três que são ótimas escolhas:

  • Facebook: o intuito do facebook é angariar seguidores e mantê-los informados sobre novidades da empresa. Também é possível participar de grupos de discussão para descobrir mais informações sobre o seu público-alvo.
  • Instagram: o instagram serve para chamar a atenção das pessoas com postagens bonitas e um uso inteligente de hashtags.
  • Linkedin: o linkedin possui uma intenção muito mais séria. Contabilidades podem usá-lo para falar sobre novidades de forma mais profissional, se conectar com outras empresas e profissionais e até mesmo fazer recrutamento de colaboradores.

Não esqueça que tudo depende da sua estratégia e do perfil da sua empresa. Nem todas as contabilidades vão ter tempo para manter um linkedin, por exemplo. Mas não há problema. O mais importante é ser ativo nas redes sociais que o escritório contábil possuir.

Crie um canal no Youtube

Muitos não consideram o youtube como uma rede social, e de fato há algum debate em relação a isso. Mas isto não muda o fato de que ele é uma ferramenta com um potencial incrível para atrair, manter e lidar com clientes.

Por ser uma plataforma de vídeo, o potencial comunicativo do youtube é extremamente alto e pode ser usado tanto para atrair novos clientes, como para se comunicar com os clientes que você já tem por meio de vídeos exclusivos.

O tipo de conteúdo que você fará para o youtube é muito parecido com o conteúdo de um blog, no entanto, com a diferença de ser muito mais rico visualmente e portanto sendo capaz de gerar resultados melhores.

O problema de se fazer conteúdo para o youtube é demanda mais recursos financeiros e humanos, não é algo tão simples quanto um artigo de blog que você mesmo poderia escrever com algum esforço.

Você precisará de:

  • Uma boa câmera;
  • Roteiro;
  • Iluminação;
  • Cenário;
  • Alguém que seja capaz de falar de frente para uma câmera.

Entretanto, é evidente que um canal no youtube contribui de forma inestimável para a presença digital. Se você quiser saber mais sobre isso, escrevemos esse outro artigo aqui falando sobre canais para o youtube para escritórios contábeis.

Inicie e mantenha um blog contábil

Para finalizar, não há nada mais forte e eficiente para se criar e manter uma presença online do que um blog contábil. Essa ferramenta, se bem utilizada, pode ser a alavanca que irá transformar a sua empresa para melhor, atraindo clientes e aumentando seu faturamento.

É importante no entanto, que o blog da seu escritório contábil siga alguns princípios básicos importantes para qualquer blog:

  • Possuir um conteúdo original, ou seja, sem jamais ser cópia de ninguém;
  • Ser bem escrito sem erros gramaticais e com um vocabulário adequado;
  • Ser formatado de acordo com técnicas de S.E.O.

E claro, o seu blog contábil também precisa ter conteúdo relevante e que tenha a ver com contabilidade e temas correlatos. Não adianta de nada montar um blog para a sua empresa contábil e utilizá-lo para falar de pássaros, receitas de bolo ou desenhos japoneses.

Também é essencial que o blog seja atualizado com frequência. Iniciar um blog sem a intenção de atualizá-lo sempre terá apenas efeitos negativos.

Afinal de contas, presença digital tem tudo a ver com estar presente, se você se ausenta, os frutos do seu trabalho se perdem. Então, se planeje bem para sempre ter conteúdo para novas postagens.

Se necessário contrate um profissional para escrever seus artigos e obtenha melhores resultados. O importante é nunca deixar nenhuma estratégia pela metade, lembre-se disso.

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