4 Maneiras de reduzir a inadimplência

4 Maneiras de reduzir a inadimplência
Conteúdo

No Brasil é muito comum ver contas em atraso até mesmo pela quantidade de imposto que são pagos sobre os serviços e produtos que são adquiridos.

No começo de 2020 foi publicada uma matéria na qual era dito que mais de 63,8 milhões de pessoas possuem contas em atraso até novembro de 2019 e que em 2018 este número chegava a 62,6 milhões de pessoas.

A inadimplência pode afetar a sua empresa, pois é possível que algum cliente solicite o serviço de contabilidade do seu escritório e tenha dificuldades no pagamento.

E é sabido que escritórios e empresas que dependem da renda de pagamento de clientes podem ter dificuldades quando não são pagas, por esse motivo hoje nós te daremos algumas dicas de como diminuir a inadimplência.

Se você gostou do nosso tema e quer saber um pouco mais sobre, continue lendo o texto e se possível aplique as nossas dicas do seu dia a dia.

 Boa leitura!

O que é inadimplência?

Antes de começarmos a dar as dicas é necessário que você entenda do que se trata a inadimplência.

 A inadimplência nada mais é do que a falta de pagamento, ou seja, determinado cliente que adquiriu um serviço ou um produto e teve dificuldades de pagar o que foi comprado até a data de vencimento.

Quando este cliente não consegue pagar ele é considerado inadimplente e com a inadimplência ele pode perder o crédito, fazendo com que ele tenha dificuldades em realizar compras futuras.

Como a inadimplência pode afetar o seu negócio?

Pode parecer que não, mas clientes inadimplentes podem sim afetar o seu negócio e a saúde financeira do seu escritório.

Quando uma pessoa tem determinada empresa ela trabalha com dezenas de custos que podem vir de fornecimento de serviços, pagamento de funcionários e manutenção da empresa física.

A verba para pagar essa parte vem do pagamento dos clientes, em relação ao fornecimento do serviço da empresa quando existe a pausa no pagamento existe também a dificuldade da empresa de sobreviver no mercado, pois ela terá dificuldade de pagar suas despesas.

Para que sua empresa consiga sobreviver no mercado é necessário que ela diminua a quantidade de clientes inadimplentes, para que isso aconteça preste atenção nas dicas dadas abaixo:

Como reduzir a inadimplência?

Tome consciência dos clientes inadimplentes

Para que você saiba quais são os seus clientes inadimplentes é necessário que você faça um rastreio.

Esse rastreio pode ser feito por uma pessoa específica responsável pelas finanças do seu escritório ou pode ser feito por um time de pessoas designadas para o papel.

Você pode também designar uma pessoa específica para todos os dias continuar mapeando os clientes inadimplentes, a fim de que você tenha sempre o controle do dinheiro que não foi recebido pelo caixa.

Cobrança

Você pode montar uma equipe na qual esses profissionais serão responsáveis por entrar em contato com o cliente inadimplente para que o mesmo tome consciência da dívida e possa até mesmo negociá-la.

Geralmente esses profissionais podem entrar em contato com cliente através de e-mail, SMS, telefone e até mesmo cartas.

Por esse motivo é necessário que todos os dias o sistema seja atualizado para que a empresa e a equipe tenha a ciência dos clientes que estão inadimplentes para que a cobrança seja feita de forma devida.

Ofereça a possibilidade de resolução

 Além da possibilidade de entrar em contato com a empresa através de ligação, e-mails e mensagens, você pode oferecer também na sua página do site uma área onde o cliente pode ter acesso as suas pendências.

Nessa área o cliente pode alterar o seu cadastro, escolher também a forma de pagamento (se será feita no débito, no crédito ou no boleto bancário, por exemplo).

Além disso o cliente pode ter ciência dos serviços que não foram pagos e se planejar para pagar, além de poder ter acesso ao seu contrato.

Se você preferir, é possível ter um chat no seu site para que o cliente consiga resolver de forma online através de uma negociação com a sua equipe, a sua pendência financeira.

Oferta de serviço

Como o seu escritório oferece o serviço de contabilidade online você pode escolher duas saídas em relação ao cliente inadimplente:

A primeira saída é depois que a dívida for paga você continuar oferecendo serviços para determinado cliente ou mesmo depois que a dívida for paga você encerrar o serviço com seu cliente, evitando assim mais débitos no futuro.

Essa decisão deve ser tomada por você e por toda a sua equipe, tendo em vista que isso pode prejudicar o caixa, portanto coloque na balança.

Conclusão

No texto de hoje nós falamos um pouco sobre algumas dicas que podem diminuir a inadimplência de alguns clientes em relação a alguns serviços.

Não se esqueça que a inadimplência de um cliente pode prejudicar a sua empresa, portanto tenha sempre cuidado na vida financeira do seu estabelecimento.

Gostou do nosso tema de hoje? Quer saber um pouco mais sobre? Continue lendo os nossos textos! Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Email