O escritório de contabilidade apresenta demandas que podem ser bastante específicas quando se trata de estruturar processos que levem a empresa ao sucesso.
No entanto, este tipo de negócio pode esbarrar em tendências tradicionais e abordagens obsoletas, que não acompanham as novas ferramentas e, portanto, comprometer o crescimento da empresa e a sua capacidade de oferecer serviços mais ágeis, informações mais precisas e maior segurança de dados, por exemplo.
Além disso, os canais de comunicação com o cliente também podem ser melhores explorados a partir de uma abordagem mais tecnológica e voltada aos recursos digitais. Confira algumas dicas!
Repense os seus fluxos de trabalho
Os fluxos de trabalho internos de um escritório de contabilidade são a base para oferecer um serviço confiável e de qualidade. A maneira como as atividades estão organizadas pode dizer muito sobre os pontos sensíveis da empresa.
Ter claro como cada um desempenha o seu trabalho, as ferramentas e formas de organização que utiliza contribui tanto para manter a transparência interna quanto para os clientes.
A busca pela compreensão e otimização do fluxo de trabalho abre espaço para a identificação de novas oportunidades e implementação de ferramentas, como os sistemas de gestão.
Amplie os canais de comunicação
Pensar em termos de visibilidade é essencial para qualquer tipo de negócio. O boca a boca pode ser um resultado positivo para a boa reputação de um escritório de contabilidade, no entanto, é necessário pensar de maneira mais ampla para atingir mais pessoas e aparecer nos canais certos.
Além das mídias sociais, um site é o cartão de visitas da empresa nos canais digitais, o endereço eletrônico da empresa. Investir em um site responsivo, de qualidade, com design que transmita os valores e a missão da empresa é essencial.
Outro ponto indispensável do site é que ele reúne e integra todos os demais canais de comunicação: redes sociais, endereços, telefones e e-mails, e funciona como uma vitrine de todos os serviços da empresa.
Foque na melhoria contínua de processos
A eficiência deve andar lado a lado com a qualidade. Os processos burocráticos são etapas essenciais da rotina de um escritório de contabilidade, por isso, quanto melhor forem estruturados e posicionados dentro do escopo de trabalho, mais a empresa ganhará e mais sentido o trabalho terá para os colaboradores.
No entanto, não se trata de um objetivo estático, tem muito mais a ver com uma postura de melhoria e investimento contínuo em ferramentas e mudanças que permitam a inovação e a descoberta de novos pontos de melhoria.
A atenção às tendências do mercado e busca por entender como grandes corporações do setor operam, quais são as necessidades dos clientes e como as atividades são vistas pela equipe podem fornecer pistas importantes que permitirão ao gestor pensar e repensar os seus processos sempre que for necessário.
Agora que você já conferiu algumas dicas para alavancar o seu escritório de contabilidade, que tal continuarmos a nossa conversa? Confira os artigos indicados a seguir e saiba mais sobre as tendências do seu setor.