seo na contabilidade

SEO: Tudo que um contador precisa saber de mais importante

O termo SEO vem ganhando bastante popularidade nos últimos anos. O seu significado, no entanto, ainda está um pouco encoberto de névoa para a maioria das pessoas.

SEO significa “Search Engine Optimization”, em uma tradução livre seria algo como “Otimização do Motor de Buscas”. O motor de busca, por conseguinte, são sites como o Google e o Bing.

Agora, a pergunta que você deve estar se fazendo é: mas porque eu, um contador, preciso saber sobre isso?

Bem, se você, contador, quiser que as suas estratégias de marketing contábil realmente agreguem resultados positivos, esse conhecimento é fundamental.

Mas não se preocupe! Neste artigo resumimos tudo de mais importante que você precisará aprender sobre SEO. Vamos começar?

Definição de SEO

SEO são práticas de formatação de conteúdo escrito e visual que aumentam a visibilidade da sua página na internet e a tornam mais relevante nas pesquisas.

No caso, é algo fundamental para que o seu site contábil se torne ou permaneça relevante nas pesquisas que as pessoas fizerem nos motores de busca de termos relacionados à contabilidade.

A não aplicação de técnicas de SEO ou a má aplicação destas resulta em um posicionamento ruim nos resultados de pesquisa desses sites. E geralmente as pessoas não passam da primeira página de resultados.

O que técnicas de SEO fazem por um site contábil?

Quem não é visto, não é lembrado. Essa é uma máxima que faz 100% sentido em um ambiente como a Internet que qualifica e quantifica a exposição como um fator de sucesso para empreendimentos.

E são justamente as técnicas de SEO que podem ajudar um endereço na web, como o do seu site contábil, a ganhar exposição e consequentemente relevância.

Vale ressaltar que as técnicas de SEO são divididas em muitas áreas diferentes. Mas os seus objetivos são sempre os mesmos:

  • Fazer os motores de busca pensarem que o seu site apresenta uma experiência ao usuário melhor que os outros do mesmo segmento;
  • Realmente fazer as pessoas que visitarem o seu site terem uma experiência engrandecedora;
  • Aumentar as oportunidades de negócio por meio da exposição adquirida.

Em outras palavras, oferecer uma boa experiência ao usuário resulta em exposição e compartilhamentos e, estes compartilhamentos e exposição aumentam a chance de conseguir novos clientes e fechar mais contratos, consequentemente aumentando o faturamento.

Site contábil e Blog Contábil

Técnicas de SEO são completamente dependentes de um site e um blog. São estas ferramentas que você quer que sejam propagadas ao sucesso das pesquisas.

Um site contábil nada mais é que o endereço na internet da sua contabilidade, construído com todo cuidado para refletir todas as necessidades de uma empresa contábil.

O Blog Contábil, por sua vez, é uma ferramenta que ficará dentro do site e que da mesma forma precisa ser feito e alimentado com conteúdo relevante do mundo da contabilidade.

A própria criação destas ferramentas requer a utilização de técnicas de SEO, pois os motores de busca precisam identificar que estes sites são seguros e apresentam uma qualidade mínima para serem exibidos as pessoas.

SEO para o seu site contábil

Todo site é composto de texto e imagens. Algumas vezes também com áudio e vídeo. Esses elementos precisam estar adequadamente formatados.

Essa formatação, por outro lado, não é apenas em relação à aparência, mas ao conteúdo interno também.

Quando falamos de conteúdo interno, ou seja, de SEO interno, falamos de detalhes como:

  • Formato de arquivos: nem todos os formatos de arquivos são recomendados;
  • Peso dos arquivos: arquivos de imagem, áudio ou vídeo muito pesados demoram para carregar, atrapalhando a experiência do usuário;
  • Metadados: se atentar as meta descriptions é fundamental para ajudar os motores de busca acharem o seu site contábil;
  • Slugs: o nome das suas páginas internas (que vem depois da barra / ), principalmente quando falamos de postagens em blog;
  • HTML: é fundamental que o HTML do seu site contábil esteja em ordem para que não cause problemas de carregamento.

Esses detalhes podem parecer superfluos à primeira vista, mas a sua otimização pode trazer grandes vantagens para um site.

Ainda mais quando se pára para pensar que a concorrência no meio contábil na internet é acirradíssima. Se preocupar com SEO interno pode fazer toda a diferença para o Google, por exemplo.

SEO para o seu blog contábil

O blog contábil é uma das principais ferramentas de marketing que uma contabilidade tem a sua disposição.

É por meio das postagens nesse blog que o escritório ou o contador irão conseguir atrair clientes interessados em seus serviços. O nome específico dessa estratégia é inbound marketing.

Mas para que as postagens desse blog contábil realmente consigam surtir o efeito desejado, é importantíssimo que elas estejam formatadas com as melhores práticas de SEO.

Vamos falar sobre algumas delas a seguir.

Palavras-chave relevantes

Todo texto precisa ter algumas palavras-chave relevantes que ajudam os motores de busca a identificarem do que se trata o conteúdo. É claro que essas palavras chave precisam seguir dois preceitos:

  • Não serem repetidas em excesso;
  • Uma das palavras precisa ser genérica e a outra, específica.

A palavra genérica (palavra-chave de cauda curta) vai servir para o texto ganhar visualização de muitas pessoas. Já a específica (palavra-chave de cauda longa), vai ter a função de qualificar o conteúdo ao público exato.

Títulos e subtítulos

Títulos e subtítulos são importantes para tornarem a leitura do conteúdo textual mais simples e fácil de ser navegado. No entanto, é preciso haver coesão entre títulos, subtítulos e o texto.

Quantidade de palavras

Não existe uma recomendação exata sobre quantas palavras um texto precisa ter para que os motores de busca o julguem como um conteúdo relevante e bom para o usuário.

Porém, vale dizer que quanto mais completos os artigos forem, maiores são as chances disso acontecer, principalmente se o conteúdo for útil de verdade.

Conteúdo de qualidade e original

E talvez a dica mais importante de todas: escreva um conteúdo original. Ou seja, não copie parágrafos ou frases de nenhum outro site sem a devida permissão para a reprodução.

E na realidade, mesmo que você seja permitido a replicar o conteúdo, continua não sendo recomendado Os motores de busca querem conteúdos que sejam únicos, informativos, não meras cópias.

Links internos e externos

A melhor forma de mostrar aos motores de busca que o conteúdo é relevante é fazendo com que ele seja bem referenciado por links.

Links que levem o leitor até outro site com um conteúdo complementar. Ou até mesmo para outras páginas do seu próprio site, que é o ideal na maioria das vezes.

Outras dicas

Algumas outras recomendações que são bastante pertinentes:

  • Parágrafos alinhados a esquerda;
  • Frases e parágrafos curtos, entre 30 e 40 palavras;
  • Uso correto da língua portuguesa, principalmente pontuação e acentuação.

E claro, o texto precisa fazer sentido, ter coesão, concatenar uma ideia com outra. Não adianta nada você criar um enorme bloco de mil ou duas mil palavras que não dizem nada com nada.

Agora a gente quer saber, contador! O que você achou deste artigo? Se você tiver gostado, continue acompanhando o Blog da Ondatta! E se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente aqui pelo site mesmo ou pelo facebook! 🙂

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