Site contábil: solução para atrair jovens empreendedores para seu escritório

Conteúdo

A contabilidade se apresenta como uma atividade essencial em uma empresa, considerando as funções que desempenha, como registro e análise das questões fiscais, tributárias e patrimoniais.

Tanto isso é verdade que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) recomenda que as empresas tenham um contador ou contratem um escritório de contabilidade para responder por sua contabilidade. Afinal, erros fiscais e tributários podem penalizar a empresa e fazê-la ser prejudicada. Além disso, trata-se de uma atividade técnica, que exige conhecimento e competência para ser desenvolvida.

No entanto, é fato que, hoje, para atrair jovens empreendedores para seu escritório, é essencial contar com diferenciais, como um site contábil. Não basta apenas figurar como uma atividade essencial em uma empresa para atrair clientes. É preciso fazer mais do que isso. A seguir, conheça algumas razões pelas quais você deve adotar essa solução!

Aumento do número de escritórios de contabilidade (competitividade)

De acordo com uma matéria realizada pelo site Contadores, a partir de um levantamento realizado pela ROIT, em 2020, o Brasil contava com 70,4 mil escritórios de contabilidade. Já em junho de 2021, esse número saltou para 76,3 mil, de acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A tendência é que esse número cresça ainda mais, em virtude da retomada da economia, bem como da formação de novos profissionais.

Nesse sentido, vale destacar que, segundo a CFC, o país já conta com mais de meio milhão de contadores, sendo preciso, com 517.651 contadores. Por ano, as universidades formam, em média, 30 mil novos contadores.

Diante dessa realidade, não há dúvidas de que a competitividade aumentará mais nesse mercado, exigindo assim dos escritórios de contabilidade a adoção de estratégias que possam trazer diferenciais.

Nesse contexto, um site contábil pode fazer com que um escritório de contabilidade se destaque no mercado. Na prática, pode colaborar para agilizar o alcance de seus objetivos.

Aumento do faturamento do setor contábil no Brasil (oportunidade)

Sem dúvida, um dos principais fatores responsáveis pelo aumento do número de escritórios de contabilidade no Brasil é o faturamento do setor.

A título de informação, segundo um recente estudo, esse mercado fatura em média 464 bilhões de dólares, a nível mundial. Além disso, emprega mais de 5 milhões de pessoas, também numa escala global. No mundo, cumpre destacar que existem mais de 5 milhões de empresas que oferecem serviços de contabilidade, o que explica esse faturamento.

No Brasil não é diferente. O mercado de contabilidade fatura, em média, 60 bilhões de reais por ano, de 3,5% do faturamento global. Além disso, emprega mais de 700 mil pessoas, colaborando assim para o desenvolvimento da economia.

O fato é que o mercado de contabilidade é concorrido, como se viu, mas também oferece uma excelente oportunidade de lucratividade, mas somente para os escritórios modernos, que se organizam de acordo com as mudanças da sociedade. Ou melhor, somente aqueles escritórios que estudam o movimento do mercado e se organizam de acordo com isso é que conseguem aproveitar melhor as oportunidades de ganhos.

A transformação digital é uma tendência

Além do que destacamos anteriormente, não podemos deixar de ignorar o fato de que a transformação digital é uma tendência. Assim, ter um site contábil hoje é mais que uma opção. É uma exigência para o escritório que deseja estar alinhado às mudanças sociais e estruturais do mercado.

Para quem ainda não sabe, o que é improvável, a transformação digital é o processo pelo qual as empresas usam a tecnologia para melhorar o seu desempenho, expandir seus negócios e melhorar, dessa forma, seus resultados.

No entanto, é importante fazer um destaque: a transformação digital é uma mudança estrutural na organização, dando à tecnologia um papel importante no desenvolvimento e modernização do seu negócio. Assim, ter um site contábil é parte de um plano maior.

Nesse sentido, cabe dizer que a transformação digital envolve mudança de pensamento institucional, adoção de tecnologias de gestão, mudança de comportamento dos funcionários, criação de sites, blogs e redes sociais etc. Tudo, como se pode ver, relacionado ao mundo digital.

Ter um site contábil oferece benefícios para seu negócio

Por fim, focando agora no site contábil, podemos dizer que se trata de uma solução que pode oferecer vários benefícios para seu escritório de contabilidade. A seguir, apontamos alguns, além dos que destacamos neste conteúdo. Veja:

Divulgação de seus serviços

Ao contar com um site contábil, o seu escritório pode fazer gratuitamente a divulgação de seus serviços. Mais que isso, na verdade. Um site possibilita que apresente melhor os serviços oferecem, descrevendo-os, de maneira a resolver dúvidas que seus clientes e potenciais clientes possuam.

Além disso, é muito mais fácil visitar o site de um escritório para conhecer seus serviços do que ter que ir presencialmente até ele.

Aumento do número de clientes e vendas

Um site bem desenvolvido, com URLs amigáveis, e cadastrado em plataformas como o Google Meu Negócio, permite que seu escritório de contabilidade aumente seu número de clientes e, consequentemente, o de vendas.

No entanto, como dissemos, o site precisa ser desenvolvido por profissionais que entendem do assunto. Responsividade, infraestrutura informacional otimizada e tela intuitiva são algumas características de um site de qualidade.

Expansão do negócio

Sem dúvida, um site contábil permite que seu escritório de contabilidade expanda seus negócios. Isso por um motivo claro: estando presente na internet, é possível alcançar mais clientes, até mesmo fora da região de atuação da empresa.

Melhora do relacionamento com clientes

Também podemos dizer que, ao contar com um site contábil, um escritório pode melhorar seu relacionamento com os clientes.

Afinal, por meio dele, é possível publicar conteúdos educativos e informacionais com o objetivo de potencializar os conhecimentos dos clientes ou tirar suas dúvidas acerca de leis ou decisões jurídicas que podem afetar seu planejamento contábil.

Agora que você conhece melhor a importância de se ter um site contábil, organize-se para criar o seu. Assim, seu escritório pode atrair clientes e aumentar seu faturamento.

Para ler outros conteúdos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado?

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email