Um site é capaz de contribuir para que uma empresa alcance diversos dos seus objetivos. Alguns exemplos são: aumento do número de clientes e das vendas; melhora da relação com os clientes; um bom ranqueamento no Google.
No entanto, para isso, é preciso que ele não apenas conte com uma boa interface, mas também que seja rápido. Afinal, esse é um fator que impacta negativamente na experiência do cliente.
Você gostaria de saber como um site lento impacta nos acessos? Continue a leitura!
Conheça as principais causas de um site lento
Quando um consumidor faz uma busca no Google sobre determinado produto, é fornecido a ele um relatório com links (sites) como resultado. Ao clicar em um dos links, é comum que o consumidor espere que o site funcione adequadamente, carregando com rapidez as imagens e as informações.
No entanto, nem sempre é isso que acontece e o que poderia ser uma experiência excelente para o consumidor acaba se tornando um problema. Diversas são as causas que podem tornar um site lento. A seguir vamos expor alguns exemplos:
– Imagens com arquivos grandes
As imagens são, sem dúvida, um formato de conteúdo que pode ajudar a organização a expressar o que deseja. Normalmente, são usadas para complementar informações acerca de produtos/serviços.
Desse modo, imagens grandes, pesadas ou com uma alta resolução podem afetar diretamente o carregamento do site, colocando em risco a experiência do cliente.
– Não fazer uso do armazenamento em cache
O armazenamento em cache é uma ótima estratégia para uma empresa que deseja carregar seu site com rapidez. Alguns arquivos e dados ficam carregados nos dispositivos dos visitantes, o que faz com que o site não tenha a necessidade de baixar os arquivos sempre que tais consumidores o visitam.
– Site estruturado em tecnologias obsoletas
Alguns sites ainda utilizam tecnologias obsoletas, como plugins Java ou Flash. Hoje, existem soluções mais modernas e que desempenham a mesma função das que foram citadas, só que em um processo aprimorado.
Um site lento influencia na quantidade de acessos?
A resposta para esta dúvida é um sonoro sim. De acordo com uma pesquisa feita pela Forrester Consulting e citada em uma matéria elaborada pela Jetcommerce, o tempo de carregamento de um site é um fator decisivo para que um consumidor fique nele ou o abandone.
No estudo, 47% dos consumidores que fizeram parte da pesquisa afirmaram que esperam que a página carregue em pelo menos 2 segundos. Já 40% disseram que abandonam o site após 3 segundos. 52% afirmaram que a velocidade está diretamente relacionada à fidelidade deles ao site.
Diante do que foi exposto, nota-se claramente que a velocidade de um site afeta diretamente a experiência do consumidor e, consequentemente, a quantidade de acessos que ele recebe. Por isso, é fundamental que a empresa desenvolva um site moderno e eficiente, capaz de garantir que os clientes tenham uma excelente experiência.
Gostou deste conteúdo e gostaria de ter acesso a outros? Continue visitando nosso blog, assim você poderá conferir textos incríveis!