Site para contadores: saiba como otimizar seu site para o mobile

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Não é segredo para ninguém que ter um site é uma das melhores formas de divulgar o seu escritório contábil. Porém, para ter bons resultados é importante fazer mais do que isso: é necessário otimizar seu site para mobile.

Atualmente, ter um site responsivo (que adapta o seu design ao tamanho de vários tipos de tela) é obrigatório para qualquer empresa. Afinal de contas, esse tipo de design melhora a experiência do usuário e é bem-visto pelos motores de busca; melhorando o seu posicionamento.

Site para contadores: por que é importante otimizar para o mobile?

Se o seu objetivo ao fazer um site para o seu escritório de contabilidade é atrair mais clientes, o otimizar para mobile é essencial. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, em 2018 os smartphones se tornaram os dispositivos mais usados pelos brasileiros para acessar a internet. Além disso, um levantamento do IBGE mostrou que 49% da população brasileira acessam a internet exclusivamente pelo celular.

Dessa forma, fica claro que ter um site responsivo é o primeiro passo para se consolidar no mundo digital. Mas, além de aumentar o alcance da sua marca, otimizar o seu site para mobile pode trazer outros benefícios. Veja alguns exemplos:

– Melhora a experiência do usuário;
– Aumenta a velocidade de carregamento da página;
– Melhora o ranqueamento do Google;
– Diminui a taxa de rejeição;
– Aumenta a taxa de conversão de o número de vendas;
– Eleva as chances das suas páginas serem compartilhadas;
– Deixa o site pronto para qualquer dispositivo, mesmo aqueles que ainda não existem.

De fato, investir na otimização do seu site para mobile só vai trazer vantagens para o seu escritório de contabilidade!

Como otimizar seu site para mobile?

Como vimos, ter um site otimizado para diferentes tamanhos e tipos de telas é o primeiro passo para ganhar o seu espaço nesse competitivo mundo digital. Contudo, criar e aprimorar um site para o mobile é um pouco diferente do que apenas criar um site para desktop.
Além de adequar o design, é importante otimizar o conteúdo, os elementos e a tipografia do site. Veja algumas dicas a seguir!

Conteúdo e SEO

A forma como o conteúdo é apresentado na versão mobile é bem diferente do que no computador. Por isso, é necessário ficar atento ao conteúdo para não prejudicar sua legibilidade.

Como a tela dos smartphones é menor, o ideal é que o conteúdo seja objetivo e com parágrafos curtos. Assim, a leitura não se vai tornar cansativa. Além disso, é preciso usar estratégias de SEO para melhorar a experiência dos usuários do seu site. Por exemplo:

– Escolher as palavras-chave certas;
– Usar títulos curtos.
– Investir em conteúdos visuais, como vídeos, infográficos e imagens;
– Configurar seus links para abrir em outra guia;
– Usar corretamente as heading tags.

Basicamente, o mais importante é criar um conteúdo relevante para o seu público e que seja fácil e agradável de ler.

Outro ponto que merece atenção é a velocidade de carregamento das páginas. Atualmente, o algoritmo do Google também considera esse fator na hora de posicionar as páginas nas buscas.

De acordo com um levantamento do Google o tempo médio de carregamento das páginas em dispositivos móveis é de 15 segundos. Contudo, cerca de 53% dos usuários abandonam uma página quando ela demora mais de 3 segundos para carregar.

Para melhorar a velocidade de carregamento do site do seu escritório de contabilidade você pode usar algumas ferramentas que o tornam mais leve, como o Accelerated Mobile Pages (AMP – ou, em português, páginas mobile aceleradas).

A quantidade de texto e imagem também influenciam muito no carregamento da página. Por isso, procure reduzir o tamanho das imagens e utilizar formatos mais atualizados de arquivos, como o WebP que tem um tamanho até 34% menor do que o JPG.

Outra estratégia interessante é adiar o carregamento das imagens que ainda não estão sendo visualizadas pelo usuário. Isso pode ser feito por meio de alguns plugins no WordPress, como o Lazy Load.

Design

O design na página também é fundamental para otimizar o seu site para mobile. Afinal de contas, se o layout da página não for agradável é pouco provável que os usuários se interessem pelo conteúdo.

Então, para que o seu site não fique distorcido ele precisa ter um design responsivo. Isso vai garantir que as páginas sejam carregadas em qualquer tamanho de tela sem prejudicar a experiência do usuário.

A boa notícia é que hoje em dia a maioria dos serviços de hospedagem possuem layouts responsivos, o que pode ser de ajuda caso você não tenha conhecimento de programação. Além disso, você também pode contratar uma empresa especializada em desenvolvimento de sites para escritórios de contabilidade.

Por outro lado, também é recomendado eliminar os pop-ups da versão mobile do seu site. Pop-ups mal utilizados na versão mobile podem ser bastante irritantes para os usuários, já que a tela é menor e isso pode atrapalhar a visualização do conteúdo. Como resultado, isso pode aumentar a taxa de rejeição do site.

Além disso, é importante adaptar os elementos da página para a versão mobile. Por exemplo, como os smartphones tem tela touch a versão mobile precisa de recursos que facilitem a navegação, como:

– Layout de apenas uma coluna, pois isso deixa o conteúdo mais visível;
– Botões grandes e espaços razoáveis entre os links, o que evita que o usuário clique no lugar errado;
– Barra de busca para que os usuários encontrem as informações que desejam com mais facilidade.

Lembre-se que o objetivo de otimizar o seu site para o mobile é melhorar a experiência do usuário. Atualmente, oferecer uma experiência de navegação otimizada é uma das principais exigências dos mecanismos de buscas para ranquear bem uma página. Logo, essa adaptação é essencial para que o site do seu escritório contábil traga bons resultados.

Você sabe o que é SEO e como aplicá-lo no site do seu escritório de contabilidade? Então, leia também: “SEO: Tudo que um contador precisa saber de mais importante“.

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