Em qualquer tipo de negócio, um dos objetivos é garantir aumento de receitas. Não apenas para que o lucro seja maior, mas também para que os recursos extras possam ser usados para melhorar o trabalho, criando um círculo virtuoso. Com mais dinheiro, melhor é a estrutura e a atuação, o que atrai mais clientes e assim a marca ganha credibilidade e se consolida com força no mercado.
Falando, neste conteúdo, sobre os escritórios contábeis, quais são as estratégias ideais para que haja este ganho de receitas? Esta é uma pergunta bastante recorrente, já que nem sempre os gestores, especializados em sua área de atuação, têm total conhecimento de estratégias para ampliar os recebimentos.
Por isso, este conteúdo foi preparado para ajudar estas pessoas. Quem trabalha com contabilidade e quer saber como fazer para que o escritório tenha maiores ganhos, a curto, médio e longo prazo, precisa entender algumas dicas sobre possíveis ações que levem a este incremento nas receitas.
Atraia novos clientes
O primeiro ponto, como não poderia ser diferente, é aumentar a base de clientes. Isso todos sabem. Qualquer empresa quer ter mais pessoas e grupos comprando os serviços, não há surpresas.
Mas o segredo é saber como fazer isso. No caso dos escritórios de contabilidade, é importante oferecer os serviços mais completos, seja para empresas que precisam desta ajuda, sejam negócios novos que querem se consolidar. O motivo pelo qual o cliente chega importa menos. Mas ele precisa chegar.
Para isso, é preciso entregar uma maior gama de serviços. Além de oferecer os serviços contábeis, é possível entregar trabalhos de consultoria, oferecer promoções para novos clientes e outros detalhes.
A presença do setor de marketing e presença nas redes sociais também são essenciais para esta captação. As redes e ferramentas de busca virtuais são cada vez mais usadas para o encontro de serviços por parte das pessoas.
Portanto, ter uma presença forte no mundo virtual é fundamental. Crie página, tenha conteúdos chamativos e interaja com quem escolher seguir o perfil. Assim, a aproximação é feita e a chance de atração de novos clientes é maior.
Ou seja: é preciso sempre buscar a expansão da marca do escritório. Não há mais espaço para empresas que se fecham em um pequeno grupo e não expandem sua atuação para diferentes nichos. Só assim será possível ter maior conhecimento da empresa, o que renderá mais serviços prestados e, claro, uma receita maior.
Planeje trabalhos de upsell com os clientes já existentes
Uma boa forma de ampliar as receitas é, também, saber usar bem os clientes que já conhecem e usam o serviço. A partir do momento em que foi criada uma relação de confiança, com a entrega de primeiros serviços, gerando satisfação do outro lado, é possível dar passos além.
Com o cliente fidelizado pelo bom serviço contábil prestado, pode ser feito o que se chama de upsell. O termo, em inglês, significa algo como “venda maior”. Vamos explicar o conceito para ficar mais claro.
Considerando que já há confiança na relação, fica mais fácil para o escritório oferecer um novo serviço, mais robusto e, ao mesmo tempo, mais caro. É natural que haja uma relação comercial, os dois lados sabem. Portanto, não é para ter vergonha disso.
As estratégias de convencimento são claras: se já foi produzido um trabalho que agradou, por que não ir além e investir mais, mas também receber uma solução ainda mais forte no setor contábil? Certamente, considerando a boa relação entre as partes, a chance de venda deste serviço otimizado é maior.
Quando tratamos da atração de clientes novos, não vale tanto a pena ir direto para esta venda mais cara e robusta. Porque novos clientes não terão a mesma confiança de quem já está fidelizado. Por isso, o upsell é efetivo, como forma de aumentar receitas, com clientes consolidados.
Mantenha os honorários atualizados
Outro elemento importante, que faz parte da organização financeira para aumentar as receitas, é a atualização constante dos valores de honorários. Se os custos para realização do trabalho aumentam, é preciso repassar isso para os preços cobrados para venda dos serviços.
Obviamente, este aumento deve ser bem calculado para não assustar clientes, mas é necessário para cobrir aumento de custos com novas estruturas e outros detalhes. Com esta cobrança bem feita, fica mais fácil otimizar os ganhos e garantir uma receita mais ampla, com o lucro esperado para que valha a pena ficar neste ramo de atuação.
Se os custos com tecnologias e técnicas de atuação aumentam, para elevar as receitas é preciso balancear isso. Portanto, trate o aumento da cobrança de honorários como algo normal, presente em qualquer atividade profissional.
Busque parcerias que gerem melhores condições
As parcerias profissionais também são uma boa pedida para aumento das receitas. Procure empresas da área contábil, que ofereçam serviços adjacentes ou a estrutura física e tecnológica para negócios do tipo, e faça acordos para que as duas ganhem com a parceria.
Isso pode, definitivamente, diminuir custos, melhorar a qualidade de atuação e, consequentemente, aumentar receitas. Ao mesmo tempo, como reduz gastos, faz com que o lucro seja potencializado.
Este fator é fundamental, porque nenhuma empresa, seja contábil ou de qualquer área, vai ser especializada em todos os mínimos detalhes de tudo que cerca sua atuação. Neste sentido, as parcerias também cobrem estes buracos e permitem um trabalho melhor.
Pensando nisso, voltamos para o começo: se o trabalho é melhor, maior a chance de atrair clientes; com clientes satisfeitos, o upsell pode ser feito para aumentar receitas; e assim por diante. Tudo converge para crescimento financeiro e maior qualidade do trabalho no escritório contábil.
Este conteúdo, portanto, abordou dicas preparadas para que o seu escritório contábil tenha condições de aumentar as receitas e gerar mais lucro, além de um trabalho mais completo para os clientes. Seguindo estes passos, as chances de sucesso crescem e o escritório ganha em credibilidade e força no segmento.
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