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3 Dicas essenciais para o seu escritório de contabilidade ter sucesso

Dicas essenciais para o seu escritório de contabilidade ter sucesso
Conteúdo

Nos negócios, as pequenas decisões que você toma podem fazer uma grande diferença no nível de sucesso do seu negócio. Para escritórios de contabilidade, existem certas decisões que podem determinar se sua empresa será uma das que irão prosperar ou apenas mais uma que está propensa ao fracasso.

Então, que hábitos separam os retardatários dos líderes no campo da contabilidade? Quais são os segredos de uma empresa de contabilidade de sucesso?

Neste artigo, trouxemos algumas dicas essenciais que tornam os escritórios de contabilidade bem-sucedidos, a fim de orientar como você deve aplicar esses conceitos no seu contexto organizacional. Nossas conclusões são compiladas neste guia para que você também possa se tornar um dos líderes no setor de contabilidade e alcançar o sucesso. Boa leitura!

Noções básicas

Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância de anotar metas para sua vida pessoal. Mas o que isso significa para sua empresa? Para simplificar, anotar as metas que você tem para o seu negócio será a base para o sucesso futuro.

No entanto, surpreendentemente, muitos são os casos de escritórios de contabilidade que não têm um plano estratégico ou meta para seus negócios. Essas empresas sem metas obviamente tendem a experimentar um crescimento significativamente menor do que as empresas que têm metas e planos estabelecidos.

Uma vez que esses objetivos não são apenas para você, não basta simplesmente anotá-los e deixar por isso mesmo; toda a sua equipe precisa estar de acordo com os objetivos e entender a estratégia para alcançá-los. Como você pode fazer isso? Em primeiro lugar, você precisa ter uma visão inspiradora para o seu negócio.

Fazer sua equipe participar e garantir que eles entendam seus objetivos incentivará o engajamento dos funcionários. Vários estudos mostraram os benefícios do maior engajamento dos funcionários e discutiremos esses benefícios específicos posteriormente neste guia.

Ou seja, a princípio, envolver seus funcionários com uma visão inspiradora e um objetivo claro ajudará seu escritório contábil a ter crescimento e sucesso exponencial.

É importante salientar que os escritórios de contabilidade mais bem-sucedidos não oferecem apenas um único serviço; eles têm uma lista diversificada de serviços disponíveis para seus clientes. Por que isso os torna muito mais bem-sucedidos? Existem vários motivos para isso, continue lendo os próximos tópicos.

Fidelização da base de clientes

A fidelização de clientes é fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar referência e continuar por muito tempo no mercado. Sem isso, os novos negócios seriam suficientes apenas para manter a empresa funcionando, sem qualquer chance de aumentar os lucros ou expandir a operação.

A base dessa estratégia é a confiança entre cliente e empresa, criada por meio de um atendimento diferenciado e produtos e serviços de excelência. 

Quando se tem uma base mais sólida de clientes, é muito mais fácil conseguir novos compradores. Apenas com a fidelização de clientes, você já terá um alicerce mais consistente das suas despesas e conseguirá ter uma noção maior sobre quanto dinheiro pode arrecadar ou investir em um determinado tempo.

Especialização na área

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm buscado, frequentemente, soluções para se tornarem mais eficientes e produtivas. Uma dessas soluções, já consolidadas no meio corporativo, é a contratação de escritórios especializados no ramo em que atuam.

O escritório de contabilidade especializada em um setor especifico será capaz de fornecer um trabalho mais segmentado. Pois possui conhecimento específico não só dos processos contábeis, como também das rotinas, oferecendo ao cliente tanto um planejamento fiscal e tributário quanto informações adequadas sobre as questões financeiras. 

Invista em canais de atendimento

Houve um tempo em que os únicos meios de comunicação entre cliente e empresa eram o telefone fixo e o fax. A comunicação acontecia sem nenhum registro que pudesse otimizar os resultados da organização. Em seguida, veio a revolução do aparelho celular e, com ele, novas possibilidades de canais de atendimento: SMS, e-mail, redes sociais, chat online, WhatsApp, etc.

De acordo com o perfil do seu público e o segmento do seu negócio, você poderá fazer a escolha dos canais mais eficientes. Mantenha os canais tradicionais que já utiliza e invista nos meios digitais.

Principais canais para atender seus cliente

  1. Site de seu escritório contábil
  2. Visita ao Cliente
  3. Atendimento telefônico
  4. Online por meio de chats
  5. Mídias sociais
  6. E-mail

Monitore os canais de atendimento e nunca deixe o consumidor sem resposta. Seja rápido, prestativo, gentil e eficiente. Procure ser didático ao explicar algo e pergunte se a pessoa entendeu. Nos momentos de reclamações ou conflitos, mantenha a calma e seja agradável.

Monitorar a satisfação dos clientes

Outro hábito que os escritórios de contabilidade de sucesso têm em comum é que eles não lidam cegamente com a satisfação do cliente, tendo em vista que monitoram cuidadosamente a satisfação de seus clientes em cada etapa do caminho.

A razão para isso é simples: em média, custa de cinco a seis vezes mais conseguir um novo cliente do que manter um cliente atual. Resumindo, é mais econômico se esforçar para manter os clientes satisfeitos do que concentrar esforços no marketing para novos clientes.

Além de ser mais econômico, manter seus clientes satisfeitos pode gerar negócios adicionais, pois clientes satisfeitos também serão clientes recorrentes.

Mas como você pode manter seus clientes satisfeitos se nunca sabe quando eles estão infelizes? Como proprietário de uma empresa, é importante que você “verifique a temperatura” de forma consistente de seus clientes.

Realize pesquisas regulares e peça a eles que façam avaliações online. Um cliente que está insatisfeito com os serviços ou deixa uma crítica negativa provavelmente já está com o pé fora da porta. Ao detectar essa insatisfação logo no início, você pode se esforçar para reter o cliente e manter seus negócios.

Deixar de monitorar a satisfação do cliente é como despejar água em um balde com um furo no fundo. Não importa o quanto você coloque no balde, a água continuará saindo dele.

A melhor maneira de tapar esse buraco metafórico em seu balde é manter seus clientes felizes, para que não queiram sair e levar seus negócios para outro lugar; portanto, monitorar sua satisfação é a melhor maneira de fazer isso.

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