Com o crescente desenvolvimento da modernidade no mercado, podemos perceber claramente o quanto a forma de se prestar serviços aos clientes, especialmente o setor contábil esta mudando.
Através de tecnologias mais robustas e otimizadas, as empresas buscam por contabilidades mais digitais, personalizadas e que possam entender de fato o problema do cliente.
Nesse quesito, entramos na contabilidade consultiva, que é totalmente voltada para um relacionamento mais estreito com os clientes da contabilidade, entendendo os problemas de cada um — e de forma individual.
Através de uma comunicação constante, direta e amigável, o escritório contábil consegue resolver pequenos gargalos que assombram empreendedores e gestores que desejam garantir um potencial competitivo no mercado.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba tudo sobre a Contabilidade Consultiva.
Afinal, o que é uma Contabilidade Consultiva?
Primeiro de tudo, podemos dizer que a contabilidade consultiva não trata apenas de manter os seus clientes em dia com as atividades contábeis, e adotar novas tecnologias e processos novos para o seu escritório contábil. A questão é: o que é feito com toda informação contábil e fiscal?
Partindo desse ponto, entendemos que a contabilidade é um dos pilares mais importantes para a sustentação de um negócio no mercado, porém, nos contextos atuais, a contabilidade precisa ir muito mais além para atender às novas demandas e exigências do mercado atual.
Tendo isso em mente, fica mais fácil entender o conceito de uma contabilidade consultiva! Estamos falando de um modelo de negócio onde o contador está ainda mais próximo de seus clientes, buscando interagir com eles de maneira totalmente estratégica, a fim de garantir resultados ainda melhores, bem como a tomada de decisões mais planejadas e racionais.
De forma prática, isso acaba gerando uma confiança ainda melhor por parte dos clientes, já que a consultoria eleva o nível de relacionamento entre eles. Sem contar que o próprio cliente passa a enxergar a contabilidade como uma parceira, e não como uma simples empresa contratada para solucionar questões fiscais e contábeis.
Qual é a importância da Contabilidade Consultiva?
Na contabilidade consultiva, o contador usa seus conhecimentos de forma muito mais efetiva, e acaba ajudando o seu cliente a obter um entendimento ainda melhor acerca da sua empresa, dos números, de parâmetros, entre outros. A ideia, nesse caso, é contribuir com um planejamento estratégico ainda melhor para os clientes, apoiando-os sempre em sua jornada de crescimento.
Portanto, quando nos referimos à contabilidade consultiva, estamos apenas ressaltando a questão de que o contador passa a usar seus conhecimentos e habilidades de forma muito mais eficiente. E, além de tudo, acaba ajudando o seu cliente a entender a real dimensão do seu negócio, contribuindo com os melhores tipos de planejamentos possíveis e apoiando-o em toda a sua jornada pelo crescimento!
Na prática: como esse tipo de contabilidade funciona?
Com base em informações, dados, movimentações financeiras e registros fiscais, o contador começa a analisar todos esses processos, interpreta-os e oferece as melhores soluções para o desenvolvimento da empresa em questão.
Isso porque ela entende que a troca de informações e dados, realizada de forma correta pelo contador consultor, permite a melhoria de novas ideias de crescimento, otimização de processos, redução de custos, mas sempre de acordo com a demanda e necessidade de cada cliente em particular.
O termo “consultivo” indica um trabalho em parceria, onde o contador atua na análise, interpretação e condução de dados, enquanto a empresa contém todas as informações relevantes, e de forma enxuta.
Assim, juntos, eles conseguem traçar meios mais eficientes para se beneficiarem, mas, sobretudo a empresa, que quer manter-se competitiva no mercado, mas de acordo com a lei.
Na visão do seu cliente, a ideia de uma contabilidade consultiva é basicamente como criar uma consultoria contábil totalmente exclusiva para ele, com várias customizações e personalizações que seguem de acordo com o caráter do negócio.
Contudo, para que isso ocorra de maneira eficiente, a própria contabilidade deve contar com tecnologias, estratégias, ferramentas e processos que consigam entregar esse relacionamento para seus clientes. Mas, muito antes disso, a comunicação direta é o principal ponto para encantá-los.
Como seguir essa área?
1. Estruture o seu escritório de contabilidade completamente
Antes de qualquer coisa, devemos começar com uma análise de dentro para fora! Ou seja, como está o seu escritório contábil atualmente? Quais sistemas seus colaboradores utilizam para conduzir os processos internos? Quais tipos de tecnologias foram investidas para agregar valor à marca? Você sabe se a sua equipe está preparada para essa mudança?
Como podemos perceber, a automação de processos é crucial para mudar a forma em que a sua contabilidade entrega serviços aos clientes.
Sem contar que a automação é um passo muito importante e que deve ser considerado em sua contabilidade, já que ele permite que parte de atividades excessivamente manuais sejam realizadas por inteligências artificiais. Dessa forma, seus colaboradores passam a ter mais tempo para focar no relacionamento com os clientes, e em suas respectivas demandas.
De forma prática, comece a utilizar sistemas próprios para a contabilidade! Invista em ferramentas inteligentes, intuitivas e, acima de tudo, busque incentivar o seu cliente a migrar para um tipo de ERP que ofereça uma experiência mais completa, mas que, sobretudo, seja bem simples de usar e que consiga integrar-se aos processos internos.
Além disso, realize pesquisas para melhorar as soluções do seu escritório, mas paralelo a isso, também ajude o seu cliente a buscar o que melhor deve se encaixar na operação — principalmente no seu bolso.
2. Analise sua carteira de clientes
Depois da etapa anterior, busque conversar com seus clientes de forma mais pessoal! Ou seja, busque entender o cenário atual de cada um deles, bem como suas necessidades, dores, expectativas e tudo que está impedindo de fazer com que o negócio dele possa crescer. Depois de coletar todos esses dados, comece a buscar as melhores soluções para cada uma das dificuldades ditas por ele.
3. Comece a realizar diagnósticos mais completos
Depois de estudar o seu cliente, bem como seus contextos e dados, você será totalmente capaz de começar a realizar diagnósticos mais direcionados. Em outras palavras, seu escritório contábil irá entender se seus clientes estão trilhando o caminho certo para um crescimento saudável.
A partir desse ponto, comece uma jornada com seu cliente, a fim de perceber a sua evolução! Fale abertamente sobre o que está acontecendo com a empresa dele, sem somente viver apresentando dados e números — muitos clientes não os entendem ou não tem tempo suficiente pra isso!
Portanto, explique a situação real do negócio, e tracem juntos, possíveis soluções para ambos os negócios. E não se esqueça de acompanhar continuamente todo o processo, sempre prezando pelo conforto, bem-estar, informações mais claras, processos mais enxutos e um relacionamento mais estreito.
Gostou desse artigo? Agora que você já sabe tudo sobre contabilidade consultiva e como seguir nessa área, que tal ampliar o seu conhecimento sobre esse assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outros temas exclusivos de contabilidade.