Então você possui um escritório contábil e esta começando agora no mundo do marketing digital. E o seu objetivo, é claro, é ser encontrado no google, correto? Para isso, no entanto, existem algumas coisas que você precisa fazer para conseguir colocar em pratica este feito corretamente. E sim, está tudo relacionado com o SEO (Search Engine Optimization), ou no bom português: otimização do motor de buscas.
No entanto, é necessário entender que existem algumas diferenças se o seu negócio é um escritório físico, localizado em um bairro bacana e não presta serviços online, ou se é por exemplo uma empresa que consegue resolver todos os problemas dos seus clientes via internet.
E a lógica é a seguinte: se você é um escritório de contabilidade em Santos, talvez você não tenha condições de ajudar um cliente PJ de Manaus. Não é?
Se você até tem condições, tudo bem. Mas vamos nos focar nos clientes da sua região, da sua cidade, do seu bairro, vamos focar em pessoas perdidas que estejam procurando um escritório como o seu, no caso um escritório de contabilidade localizado onde quer que você esteja neste Brasil. Então, vamos lá?
Proximidade, destaque e relevância
Primeiramente, é necessário entender quais são os critérios do google para posicionar a sua empresa nos resultados de uma busca. São três, o mais básico e óbvio deles é a proximidade.
Proximidade
O critério da proximidade não significa nada mais que o estabelecimento que estiver mais próximo da localização geográfica da pessoa que estiver procurando no google por um estabelecimento daquele tipo. Exemplos de pesquisas que as pessoas fariam:
- Pizzarias mais próximas de mim
- Farmácias na Faria Lima
- Escritório de contabilidade no centro de São Paulo
Para um resultado mais preciso a essas pesquisas o google considera tanto a localização quanto as palavras-chave associadas ao local.
O segundo ponto que o google considera é o destaque.
Destaque
Para se medir o destaque de um negócio o google verifica a quantidade de vezes que aquele estabelecimento foi mencionado pelos outros. Quantos comentários as pessoas fizeram – sejam bons ou ruins – e principalmente se o local é bastante frequentado.
Justamente por causa disso é tão importante pedir feedback as pessoas sempre que elas frequentarem o seu estabelecimento. Não custa nada e se um em cada cem deixarem um comentário positivo no google sobre o seu escritório, isso já faz uma grande diferença para o ranqueamento.
Relevância
Por último temos a relevância. Este fator tem muito mais a ver com a facilidade de identificar se os estabelecimentos próximos conseguem atender os critérios de pesquisa do usuário.
Em outras palavras, se uma pessoa quer saber quais são os restaurantes árabes mais próximos da localização, o que o google precisa mostrar é justamente isso, ou algum outro tipo de estabelecimento que se relacione bem com a especificação.
Ou seja, na pior das situações, caso não houvesse um restaurante de comida árabe por perto, o google acabaria mostrando resultados para outros tipos de restaurantes. E esse raciocínio é claro, vale para qualquer ramo de negócio.
Talvez se não houver um escritório contábil nas redondezas o google acabe relacionando escritórios de advocacia, por exemplo.
Mas agora que você entendeu a lógica, vamos aprender na prática o que você precisa fazer para melhorar o posicionamento da sua contabilidade. Vamos lá?
Faça otimizações de SEO no seu site
Para que um negócio apareça em destaque no google, é muito importante que ele esteja bem otimizado para os motores de busca. Porque, na realidade, você não quer apenas ser encontrado no mapa do google maps, você também quer o site da sua empresa esteja no topo das pesquisas relacionadas a contabilidade, não é?
E sim, você quer isso pois assim a relevância e o destaque do seu negócio local aumentarão exponencialmente. Para atingir esse objetivo, todavia, você precisa ficar de olho em detalhes como:
- Cabeçalhos: todos os títulos que aparecem no seu site;
- URLs legíveis e concisas: URLs são totalmente editáveis, certifique-se de que elas descrevem com poucas palavras do que se trata a página;
- Meta descrições: todas as imagens e textos do seu site possuem uma meta description, ou seja, uma meta descrição. Resuma bem o propósito da página e adicione umas palavras-chave;
Faço o registro do seu escritório contábil em todos os diretórios possíveis
Existem muitos outros diretórios e bancos de dados os quais o seu escritório contábil poderia ser indexado. Procure conhecer os mais importantes e adicione todas as informações necessárias de contato que a sua empresa possuir. Para facilitar, vamos citar alguns:
- Yahoo Local;
- Bing Places;
- Google Maps;
- Waze;
Quanto mais informações de contato a sua empresa possuir espalhadas pela internet em diferentes locais, mais facilmente qualquer pessoa será capaz de entrar em contato com ela. E hoje em dia, não estar presente na internet de maneira profissional, é quase como um atestado de inexistência.
Aposte na criação de conteúdo com referência local
E a cereja do bolo, é claro, não poderia deixar de ser a boa e velha estratégia de criação de conteúdo relevante. No caso, você deve apostar em um conteúdo que tenha a ver mais com a região na qual a sua empresa se encontra.
No blog da sua empresa, use de palavras-chave que façam referência a sua localização, seja a cidade ou o bairro, isso é algo que ajuda bastante o google a relacioná-la como importante e relevante para a região, otimizando em demasia o seu SEO LOCAL.
É seguro dizer que não existe nenhuma estratégia de marketing que não se beneficie da criação de conteúdo original e útil em um blog. O google adora empresas que estão dispostas a ajudar as pessoas a melhorarem a experiência que elas têm com ele. E ele irá recompensar isso te alçando a um patamar de destaque nas buscas.
E então, o que você achou deste artigo? Pretende colocar essas informações em prática para melhorar o posicionamento local do seu escritório contábil? Conte para a gente! E claro, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no nosso blog, onde sempre estamos postando temas bacanas.