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Marketing Contábil feito do jeito certo: evite os erros mais comuns

Marketing Contábil feito do jeito certo: evite os erros mais comuns
Conteúdo

Investir em marketing digital atualmente não é uma novidade. Na prática, tornou-se algo absolutamente necessário, uma despesa – na realidade um investimento -, que qualquer empresário – principalmente contabilidades e contadores – deveriam prever no seu orçamento.

Em contrapartida, ainda que investir em marketing contábil seja de suma importância, isso não é algo que pode ser feito de qualquer maneira, sem haver um planejamento apropriado.

O fato é que é precisamente durante o planejamento que a maioria dos empresários, ainda mais contadores e empresas contábeis que não estão habituadas com marketing em geral, acabam cometendo os principais erros, pois eles não entendem a importância de estudar o seu público-alvo a fundo.

Se você tem uma contabilidade ou um negócio contábil correlato e não tem intenção nenhuma de arremessar parte do seu dinheiro na lata do lixo, continue acompanhando esse artigo e aprenda sobre os erros mais comuns que contabilidades e contadores em geral cometem.

Não investir na presença digital da sua empresa contábil

Muitas empresas de contabilidade, principalmente as mais tradicionais, nem devem saber o que é presença digital e, por consequência não possuem uma. Inclusive, quantas e quantas contabilidades não fecharam as portas por causa disso? É necessário se adaptar. Mas vamos falar da prática agora.

A forma mais rápida e barata de investir na presença digital é com a criação de perfis em redes sociais. O objetivo disso é fazer com que a sua empresa se conecte melhor com o seu público.

Isso sem contar que de forma geral empresas que estão presentes nas redes sociais transmitem uma imagem mais amigável e acessível.

E quando estamos falando do universo da contabilidade, transmitir uma imagem amigável é um enorme diferencial. Afinal de contas, até hoje muitas pessoas possuem um preconceito bem grande em relação a contadores de forma geral.

No entanto, algo que precisa ser considerado é que nem todas as redes sociais são adequadas para todas as empresas ou perfis de empresas. Mesmo quando estamos falando de contabilidade, talvez seja interessante entender o perfil que a sua empresa tem.

  1. Ela é uma empresa com uma imagem mais séria ou descontraída?
  1. É importante que ela se posicione politicamente ou não?

Dependendo da forma como você responder essas perguntas, às vezes um twitter ou um linkedin podem cair muito bem para o seu escritório contábil.

Mas também não pense que só de redes sociais é feita a presença online. É fundamental que a sua contabilidade possua um endereço online só dela, um site.

Saiba mais sobre a importância de um site específico para contabilidade neste nosso outro artigo aqui.

Não saber qual é o público-alvo da sua contabilidade

Apesar de escritórios contábeis oferecerem de forma geral os mesmos serviços básicos, isso não significa que todos os escritórios atendam o mesmo tipo de público específico, seja este composto de pessoas jurídicas ou físicas.

E essas diferenças no tipo de público podem acontecer por uma variedade de fatores:

  • Características geográficas;
  • A forma como o atendimento é concebido e executado;
  • Os diferenciais oferecidos junto com o serviço.

Uma determinada contabilidade pode por exemplo ter uma clientela composta de gente mais velha e empresas de ramos mais tradicionais. Outra contabilidade, contudo, pode focar em Start-ups.

Também pode haver segmentação por área de atuação, como por exemplo empresas médicas, alimentícias, transportadoras, empreiteiras e etc.

E isso porque nem entramos nas questões da tributação, que classificam pessoas jurídicas em simples nacional, lucro presumido e lucro real, baseado no nível de faturamento anual que ela possua.

Agora imagine gastar dinheiro com marketing contábil sem saber para quem você está anunciado exatamente? Consegue imaginar as consequências disso?

Conteúdo ruim ou irrelevante

Uma boa estratégia de marketing contábil também se sustenta na criação de conteúdo de qualidade e que seja relevante. Na realidade, a estratégia de criação de conteúdo serve para qualquer nicho de negócio, mas no caso de um escritório contábil pode ter um peso muito grande.

O fato é que a maioria das pessoas não compreendem a importância que uma empresa contábil possui. Muitos veem esse serviço como burocracia imposta pelo governo.

E de fato, por muito tempo aqui no Brasil a contabilidade acabou trabalhando como uma espécie de despachante do governo, o que é algo que foge completamente do propósito dessa área de conhecimento.

A contabilidade existe para ajudar as empresas com:

  • Relatórios de crescimento e faturamento;
  • Assessoria contábil e fiscal;
  • Tomadas de decisão em relação a investimentos.

E o intuito é fazer com que as empresas cresçam de forma saudável e venham a expandir os seus negócios. Uma contabilidade ajuda outras empresas a prosperarem mostrando para elas o que elas estão fazendo de errado administrativa e contabilmente. Essa a função do contador.

É sobre esse tipo de temas que um bom conteúdo de um blog de uma empresa contábil deveria se debruçar. Focar em tirar as dúvidas mais comuns das pessoas e fazerem elas compreendem que contabilidade não é um bicho de sete cabeças e tão pouco uma simples burocracia.

E não entender o conceito da contabilidade é, portanto, ser incapaz de transmitir isso a um leigo, é um dos principais pecados de um contador ou de uma empresa contábil, é um dos erros mais comuns cometidos.

Estudar, adaptar e transformar

Marketing Contábil feito do jeito certo
Marketing Contábil feito do jeito certo

E por fim, o mais importante de tudo, é a mentalidade do gestor da empresa contábil. Da mesma forma que ele ajuda seus clientes em relação aos seus impostos e balanços mensais, ele também precisa ter o mesmo empenho na hora de supervisionar a sua estratégia de marketing contábil.

É apenas com um acompanhamento de perto, da mensuração de resultados que é possível descobrir as coisas que estão sendo feitas de maneira correta e os pontos onde são necessários uma melhoria. Nunca se sabe o que esperar.

Às vezes um determinado conteúdo não está bem otimizado. Outras vezes pode ser a frequência e a qualidade das postagens nas redes sociais que não está sendo boa o suficiente.

Independente de qualquer coisa, para uma estratégia de marketing digital focada na promoção de serviços contábeis não irá funcionar bem, é necessário detalhar todo o processo e estar sempre de olho nos resultados. Os bem sucedidos são aqueles que se adaptam.

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