5 dicas para produzir conteúdo para seu site contábil

5 dicas para produzir conteúdo para seu site contábil
Conteúdo

A melhor forma de atrair clientes para o seu escritório contábil é investindo em marketing digital, mais precisamente em inbound marketing. Esse marketing diferente do tradicional, não invade a privacidade das pessoas e nem as interrompe durante algum momento, é a pessoa que vai até você atraída pelo seu conteúdo de qualidade.

No artigo de hoje vamos dar 5 dicas muito importantes para você produzir conteúdo para o seu site contábil e conseguir atrair muitos novos clientes.

Planeje seu conteúdo com um funil de vendas

Ao iniciar o processo de criação de conteúdo, este precisa ser bem focado e organizado. Não é todo tipo de conteúdo que serve para todo o tipo de pessoa. A verdade é que cada um se encontra em um estágio diferente de interesse por um serviço ou produto. Esse interesse é classificado dentro do funil de vendas.

Ser capaz de identificar a etapa do funil de vendas onde uma pessoa se encontra é fundamental para conseguir criar conteúdo específico para ela. E esse conteúdo específico será muito mais eficaz do que um conteúdo genérico e desfocado.

Geralmente o funil de vendas classifica as pessoas em 3 tipos:

  1. Pessoas que não entendem muito bem o problema que tem, ou que estão aprendendo agora sobre ele;
  2. Pessoas que sabem qual é o problema e estão correndo atrás de informações mais especializadas;
  3. E por fim, pessoas que já sabem exatamente do que precisam, porém, estão em dúvida quanto às opções de soluções.

Criando conteúdo para esses 3 tipos de pessoas, você é capaz de preencher todo o caminho que um indivíduo faz dentro da jornada do cliente, sendo capaz de fazer de um desconhecido um cliente fiel.

Não deixe de prezar pela qualidade

Mas não pense que apenas criar um conteúdo com os objetivos certos, usando gatilhos mentais aqui e ali vai ser o suficiente para conseguir converter novos clientes. O básico de tudo é a qualidade, e o seu blog contábil precisa prezar por um alto nível de conteúdo.

Existem muitas características que classificam o conteúdo de um artigo de blog como sendo bom ou não:

  • Utilização correta de formatação focada no SEO;
  • Originalidade e relevância do conteúdo;
  • Ser bem escrito seguindo regras gramaticais e de coesão.

Outro ponto importante para tornar o conteúdo do seu site ainda melhor é em relação a periodicidade: poste com frequência e sempre dentro de um cronograma.

Ter um site bonito e otimizado mas que não é atualizado com frequência, ou atualizado com uma frequência muito baixa, pode acabar apenas prejudicando o ranqueamento.

Analise notícias relevantes

Um tipo de conteúdo interessante que você pode apostar no seu blog contábil é a análise e comentário de notícias relevantes dentro da área da contabilidade e correlatas.

Sim, correlatas, pois é importante destacar que o contador lida com questões que vão além da contabilidade e adentram outras áreas do conhecimento humano. Tais como:

  • Direito: ao lidar com leis e a burocracia do governo;
  • Administração: ao auxiliar empresários a respeito de boas práticas;
  • Economia: ao falar sobre juros, investimentos e finanças pessoais.

Comentar sobre novidades dessas áreas que o contador sabe que podem afetar a vida do cliente, é uma forma bem interessante de chamar a atenção das pessoas. É claro que esses conhecimentos adjacentes são sempre vistos sob a ótica contábil.

Um efeito secundário é o de manter os que já são clientes sempre bem informados, fazendo de você uma fonte confiável de informações relevantes, e cada vez mais uma autoridade em assuntos relacionados ao mundo empresarial.

Evidentemente que você não pode deixar o conteúdo estritamente contábil de lado, caso contrário você estará apenas alienando o seu público.

Crie conteúdo evergreen

E em relação a criação de conteúdo contábil é bom você apostar em conteúdo chamado de evergreen. Em uma tradução livre, esse termo poderia ser entendido como “sempre verde”. Em outras palavras, trata-se de um tema que é sempre relevante.

Assuntos mais técnicos ou teóricos são bons exemplos de conteúdo que pode ser evergreen. Notícias, por outro lado, não, pois toda notícia sempre fica desatualizada com o tempo.

Conteúdo evergreen são aquelas postagens que são extremamente ricas em informações, abrangendo todos os pontos mais importantes sobre um assunto, ou mesmo literalmente todos pontos mesmo.

Não são artigos tão simples de serem escritos, e muitas vezes as suas extensões e detalhes são tantos que eles podem ficar maiores até do que um e-book.

No entanto, sua importância é fundamental para um blog de sucesso. E isso acontece por causa do algoritmo que os motores de busca, principalmente o Google, emprega. 

O google gosta de ranquear nas primeiras páginas aqueles conteúdos que são relevantes, bem escritos e formatados. E quanto mais informações úteis uma página apresentar, mais evidência o Google concederá a ela.

E com o tempo os algoritmos do google vão ficando cada vez mais inteligentes e sendo capazes de perceber quando o conteúdo de uma página tem qualidade ou não, independente inclusive de técnicas de SEO (mas não as negligencie!).

Faça parcerias com outros sites

E por último, as parcerias. A importância de se fazer parcerias com outros sites é para criar conexões chamadas de backlinks. A quantidade de backlinks que um site ou página possui é fundamental para o Google determinar a sua relevância e ranqueamento na pesquisa.

Backlinks são literalmente os links para o qual o seu site ou blog direciona as pessoas. Ou os sites que direcionam as pessoas para a sua página.

Tentar criar backlinks de forma artificial é considerado uma técnica fraudulenta de SEO, e os motores de busca punem quem faz isso. Por isso, as duas melhores formas de conseguir backlinks são:

  1. Possuindo um conteúdo de qualidade ímpar que fazer os outros sites te usarem como referência;
  2. Por meio de parceria com outros sites ou blogs.

Quanto à segunda forma, é bem simples. Procure por outros blogs contábeis que criem um conteúdo semelhante ao seu (não igual ou cópia), e peça uma parceria. O redator do outro site escreverá no seu e você escreverá no espaço do outro site. 

Isso cria um backlink para ambos de forma completamente genuína, ajudando no tráfego de clientes entre um site e outro site.

E estas foram as nossas 5 dicas para produzir conteúdo para seu site contábil! O que você achou, contador? Se o assunto foi interessante, continue acompanhando nosso blog. E também não deixe de nos seguir no facebook!. 🙂

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