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Checklist para se tornar referência no mercado contábil

Checklist para se tornar referência no mercado contábil
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O grande objetivo de qualquer empresa é se tornar uma referência no que ela faz, pois, os benefícios que estão atrelados em se estar nessa posição são inúmeros. E no mercado contábil não é diferente. Muitos escritórios de contabilidade querem se tornar uma referência, porém cada vez mais a concorrência vem se acirrando.

De um lado temos a tecnologia das contabilidades online que abocanharam boa parte do mercado, principalmente das empresas pequenas e pessoas físicas. De um outro lado, temos empresas contábeis que não souberam se adaptar a mudança tecnológica que o tempo trouxe consigo. Essas empresas, no caso, estão fadadas à falência.

Se o seu objetivo é ser bem sucedido com a sua empresa contábil e não ter medo de perder clientes para uma solução online que é muitas vezes desumanizada, siga os pontos dessa checklist que fizemos, com tudo que você precisa saber para se tornar uma referência no mercado contábil.

❏  Invista em atendimento humanizado

O primeiro ponto a se destacar é o atendimento. Claro, todas as empresas deveriam investir em um bom atendimento, isso deveria ser de praxe. No entanto, nem todas fazem isso. E no caso de uma empresa contábil, isso é fundamental.

É comum que as pessoas tenham uma opinião preconceituosa de que a contabilidade é apenas uma burocracia exigida pelo governo e a vêem como algo frio e distante. E é no atendimento que você pode mudar o jogo.

Mostre que você se preocupa com o seu cliente, que você está ali para ajudá-lo, tirar as suas dúvidas e atenda-o sempre da melhor forma possível.

Um atendimento humanizado os farão perceber o porquê vale mais a pena pagar a sua empresa contábil do que um serviço online.

E isso também tem tudo a ver com o nosso próximo tópico: o pós-venda.

❏  O pós-venda é muito importante

Isso é algo que muitas empresas não fazem, e as poucas que fazem, fazem de forma errado. As empresas contábeis, por sua vez, não são uma exceção a essa regra.

Na realidade, não seria nem exagero dizer que a maioria dos empresários não sabe o que é um pós-venda. E se esse é o seu caso, vamos fazer um resumo breve aqui.

O pós-venda consiste em dar continuidade ao suporte ao cliente após ele ter adquirido o seu produto ou serviço. Estar em contato com ele para saber se ele está satisfeito com a sua solução, se ele possui críticas, elogios ou sugestões de melhoria.

Basicamente significa mostrar para o cliente que você se importa sim com o que ele acha do seu serviço e que você está 100% aberto ao feedback.

❏  Procure se especializar em um nicho

Algo que pode ajudar a sua contabilidade a se tornar uma referência é a especialização de nicho. O fato é que é muito difícil atender todos os tipos de clientes, cada um com suas diferentes especializações e serviços, exigindo diferentes legislações e tudo mais.

Nesse caso, se especializar em um nicho do mercado pode garantir a você um retorno muito maior e mais respeito dos seus clientes, que verão você naturalmente como uma referência para aquele segmento de negócio.

❏  Use um blog para criar conteúdo gratuito e útil

A estratégia de criação de conteúdo relevante é uma das mais eficazes e você não pode abrir mão dela de forma alguma. Mas lembre-se dos cuidados básicos na hora de iniciar um blog:

  • Conteúdo útil e original, jamais uma cópia;
  • Postagens feitas com frequência e periodicidade;
  • Formatação e SEO sempre otimizados;

❏  Esteja presente nas redes sociais

Você já deve ter ouvido falar a frase: “Quem não é visto, não é lembrado”. É exatamente assim que funciona com quem quer se tornar uma referência. Se você quer que as pessoas lembrem de você, você precisa estar presente na internet.

No caso, ter um site é fundamental, mas só isso não é o suficiente. Para criar presença online você tem que estar presente nas principais redes sociais e, claro, ser ativo.

As redes sociais mais comuns em que uma empresa geralmente possui perfis são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;

Mas claro, vale reiterar: não basta criar os perfis, você precisa alimentá-los com regularidade, caso contrário ao invés de colher um resultado positivo para a sua empresa contábil, só o que você fará é manchar a sua imagem.

❏  Não demore para resolver os problemas dos clientes

Uma das maiores reclamações que qualquer cliente tem com uma empresa prestadora de serviços é em relação a demora para resolver qualquer problema que aconteça. E muitas vezes, é necessário reconhecer que isso acontece pela falta de organização da empresa.

Se você quer que o seu cliente se lembre do seu escritório de contabilidade com sentimentos bons, ela precisa ver em você alguém que ele pode confiar.

A pior coisa que pode acontecer é você perder um cliente porque ele levou algum prejuízo em detrimento de um erro do seu escritório. E às vezes, esse prejuízo poderia ter sido evitado se você tivesse conseguido resolver o problema do cliente antes.

Mas não estamos dizendo que a sua prestação de serviços sempre será perfeita e rápida, imprevistos acontecem com todos. No entanto, você não deve relaxar. Esteja sempre atento.

E se o pior acontecer e você não for capaz de resolver o problema, comunique ao cliente da forma mais profissional possível, sempre deixando claro que você estará ali para ele para ajudar em outras questões.

❏  Não seja um despachante, se modernize e ajude seus clientes

E o mais importante de tudo: pare de ser um despachante do governo cuja única função é repassar impostos para os seus clientes.

Se você realmente quer se tornar uma referência no mercado contábil, você precisa ser capaz de ajudar o seu cliente de verdade. E isso inclui:

  • Acompanhar a empresa do seu cliente;
  • Entender do que ela faz;
  • Mostrar relatórios;
  • Ajudar na tomada de decisão.


E o que mais você puder fazer.

A contabilidade serve para que a empresa veja quais são os seus pontos de melhoria, e o que ela precisa fazer para conseguir aprimorar a sua administração.

Colher e repassar impostos é uma função terceirizada a contabilidade e justamente por isso ela não deve jamais ser o foco da prestação de serviços de nenhuma empresa contábil.

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